A preocupação dos gestores municipais com a situação do agronegócio gaúcho foi manifestada nesta sexta-feira (23/3), durante o 2º Encontro Estadual de Vice-Prefeitos, realizado na FAMURS.

A preocupação dos gestores municipais com a situação do agronegócio gaúcho foi manifestada nesta sexta-feira (23/3), durante o 2º Encontro Estadual de Vice-Prefeitos, realizado na FAMURS. Foram discutidos os entraves , as alternativas e os rumos da agropecuária no Rio Grande do Sul .

O deputado federal Jerônimo Goergen alegou que o governo federal tenta aprovar a Medida Provisória que reajusta em 9,25% o custo da produção rural. Por sua vez, os vice-prefeitos reclamaram que essa insegurança jurídica gera falta de competitividade em relação ao mercado estrangeiro.

O parlamentar criticou ainda dois projetos que, segundo ele, ameaçam o trabalho no campo. "O novo Código Florestal não pode retirar dos produtores as propriedades com direito já adquirido, assim como a demarcação das terras indígenas e quilombolas, cujo tema não pode se dar por ato administrativo, mas por discussão no Congresso", ponderou Goergen.

No âmbito estadual, o governo desenvolve o programa de prevenção e incentivo aos agricultores, como o Mais Água, Mais Renda com o objetivo de conter prejuízos em razão de novos períodos de seca. O secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Cláudio Fioreze, destacou a importância da FAMURS estar inserida nestes projetos. “Se os municípios estiverem engajados na mobilização de tornar as cadeias de produção competitivas, teremos avanço na economia gaúcha”, garantiu Fioreze.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 23/03/2012