O presidente da Famurs, Valdir Andres, recebeu nesta quarta-feira (29/01) a visita do coordenador de Relações Internacionais do governo do Estado, Tarson Núñez.

O presidente da Famurs, Valdir Andres, recebeu nesta quarta-feira (29/01) a visita do coordenador de Relações Internacionais do governo do Estado, Tarson Núñez. Durante o encontro, foi debatida a criação de um curso para servidores municipais. O objetivo da capacitação é possibilitar a troca de experiências e auxiliar as prefeituras a acessar recursos de fundos internacionais. Ainda participaram da audiência os superintendentes técnico, Mário Nascimento, e financeiro da Federação, Ney Michelucci.

“Temos interesse em que os municípios também possam participar das missões internacionais junto com o governo do Estado”, afirmou Andres. Nascimento, por sua vez, destacou a importância de realizar o curso, através da Escola de Gestão Pública (EGP) da Famurs. “As prefeituras devem conhecer quais as oportunidades de financiamentos e como acessar esses recursos. Há muitas fontes, como o Banco Mundial, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), além de agências de cooperação internacional”, listou o superintendente da entidade.

Conforme Núñez, a parceria internacional entre cidades de diferentes países tem ganho destaque. “A partir dos anos 90, houve um crescimento da ação internacional dos municípios. Formaram-se redes de cidades unidas e linhas de financiamento para projetos internacionais desses municípios”, explicou. Entre as cidades gaúchas que já despontam nesse cenário estão Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Bagé e Aceguá.

Canoas é, atualmente, a responsável pela secretaria executiva da Rede Mercocidades, que congrega os municípios do Mercosul. Em parceria com a Palestina, Bagé está desenvolvendo um projeto de cultivo de oliveira para diversficar sua produção agrícola. Já o município de Aceguá conseguiu uma verba de U$ 8 milhões do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) para a construção da rede de saneamento básico em conjunto com a sua cidade-irmã no Uruguai.

O curso de capacitação da EGP da Famurs será ministrado por professores da UFRGS e devem acontecer ainda no primeiro semestre de 2014.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Desculpe, nada foi encontrado.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/01/2014