O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, participou, nesta terça-feira (13/01), de encontro do governador José Ivo Sartori com prefeitos das 17 maiores cidades do Rio Grande do Sul.

O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, participou, nesta terça-feira (13/01), de encontro do governador José Ivo Sartori com prefeitos das 17 maiores cidades do Rio Grande do Sul. A primeira reunião com gestores municipais ocorreu em reunião-almoço no Palácio Piratini, com o objetivo de aproximar o Estado das administrações regionais. Todos os participantes se manifestaram abertos ao diálogo e à parceria com o governo. “Precisamos estreitar o relacionamento entre as secretarias, o Estado e os municípios”, afirmou Sartori, ao abrir espaço para que cada um falasse sobre as particularidades de seu município.

Segurança pública foi destaque entre os temas levantados. Os prefeitos abordaram também questões referentes à saúde, à educação e às políticas sociais. Sartori ressaltou que existe uma grande preocupação com os assuntos relacionados à segurança pública. Já o secretário da pasta, Wantuir Jacini, afirmou que a meta é reduzir os crimes contra a vida e o patrimônio, que são aqueles de maior impacto. A iniciativa de realizar encontros com os prefeitos, segundo o governador, terá continuidade, para que os muitos obstáculos a serem enfrentados sejam superados com a participação de todos. “Vamos valorizar os prefeitos, os municípios e as comunidades”, frisou, garantindo que “aquilo que o Estado vai fazer não será sozinho”.

Prioridades dos municípios
Depois do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, Menegaz foi convidado a se manifestar. Ele parabenizou o governador pela iniciativa e disse que a Famurs quer ser uma grande parceira do governo. “Temos temas relevantes a tratar, como a segurança, que hoje chegou aos pequenos municípios gaúchos”, alertou. Ele informou que mais de 80 cidades já possuem grupos de Bombeiros Voluntários, muitos deles melhor aparelhados do que os bombeiros militares. “Precisamos ampliar esta experiência”. Na área da Saúde, Menegaz lembrou a preocupação dos prefeitos com a dívida superior a R$ 200 milhões com os municípios deixada pelo governo anterior. Na Educação, apontou que é preciso enfrentar o tema da educação básica e da municipalização das escolas de ensino fundamental. Os acessos municipais em 65 municípios que hoje só possuem ligação por chão batido e a recuperação das estradas foram outros assuntos elencados pelo presidente da Famurs como prioritários. Para finalizar, Menegaz pediu a isenção de ICMS nas compras municipais, com a contrapartida dos municípios auxiliarem na fiscalização das empresas no Estado.

Entre os prefeitos, estavam presentes José Fortunati (Porto Alegre), Alceu Barbosa Velho (Caxias do Sul), Eduardo Leite (Pelotas), Jairo Jorge (Canoas), Cezar Schirmer (Santa Maria), Marco Alba (Gravataí), Valdir Bonatto (Viamão), Luciano Azevedo (Passo Fundo), Luiz Vicente Pires (Cachoeirinha), Henrique Tavares (Guaíba), Valdir Andres (Santo Ângelo), Erasmo Guterres Silva (Alegrete), Sérgio Bertoldi (Alvorada), Anibal Moacir da Silva (São Leopoldo), Gilmar Rinaldi (Esteio), Paulo Bier (de Santo Antônio da Patrulha, que é também presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Granpal). Participaram ainda da reunião a primeira-dama Maria Helena Sartori e os secretários estaduais Carlos Búrigo (Secretaria-Geral de Governo), Giovani Feltes (Fazenda), César Faccioli (Justiça e Direitos Humanos), Vieira da Cunha (Educação), João Gabbardo (Saúde) e Wantuir Jacini (Segurança Pública), o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, e o deputado estadual Paulo Odone.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O governador José Ivo Sartori recebeu prefeitos das 17 maiores cidades do Rio Grande do Sul no Galpão Criolo do Palácio Piratini. A primeira reunião com gestores municipais teve o objetivo de aproximar o Estado das administrações regionais. Todos os participantes se manifestaram abertos ao diálogo e à parceria com o governo. Fotos: Karine Viana/Palácio Piratini

Informações da notícia

Data de publicação: 13/01/2014