A Famurs ainda aguarda resposta do governador Tarso Genro à pauta municipalista entregue durante a 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos.

A Famurs ainda aguarda resposta do governador Tarso Genro à pauta municipalista entregue durante a 3ª Marcha Gaúcha de Prefeitos. Tarso prometeu, no dia 31 de outubro, dar uma resposta rápida aos prefeitos gaúchos. Entretanto, passados 15 dias, Andres afirma que a Federação ainda não recebeu nenhuma posição oficial do Estado. Depois de cobrar um retorno, a Famurs recebeu a confirmação de audiência com o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, na próxima terça-feira (19/11). “Convocamos essa reunião para dar encaminhamento às nossas reivindicações, que defendem os interesses dos municípios e das nossas comunidades”, ressalta o presidente.

Para manter a mobilização, a Famurs colocou uma faixa na frente do prédio da entidade. Com os dizeres, “Pelo fortalecimento dos nossos municípios”, o banner reforça a necessidade de resposta do governador à demanda dos prefeitos. Na página do Facebook, a imagem de capa também traz um recado para o chefe do executivo estadual: “Aguardando as respostas do Sr. Governador Tarso Genro”.

Até agora, apenas um dos 13 pleitos foi atendido: o Passe Livre estudantil intermunicipal. No último dia 7 de novembro, o governo do Estado regulamentou o projeto de lei que institui o benefício e confirmou a extensão do serviço para municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Além disso, as prefeituras gaúchas estão isentas de contrapartida financeira para integrar o programa que concede passagem gratuita a estudantes de baixa renda que percorrem grandes distâncias.

Entre os itens que também compõem a pauta municipalista estão o acréscimo de R$ 100 milhões ao transporte escolar; a conclusão das obras de acesso asfáltico e a recuperação da malha rodoviária estadual; o repasse de auxílio emergencial de R$ 200 milhões; o pagamento integral dos valores atrasados da Consulta Popular e a ampliação em 100% do orçamento para 2014; a constituição de força tarefa para agilizar a concessão de licenças ambientais; e a aplicação de 12% do orçamento em saúde.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A 3ª Marcha Gaúcha reuniu cerca de 600 pessoas de 476 municípios gaúchos no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Após o evento, o governador Tarso Genro recebeu os representantes municipais no Palácio Piratini e garantiu que o governo fará um esforço para atender as 13 demandas que compõem a pauta municipalista da Federação. O evento aconteceu no dia 31 de outubro de 2013.

Informações da notícia

Data de publicação: 14/11/2013