O Corredor do Mercosul foi apresentado nesta quinta-feira (22) para o vice-governador Beto Grill, os secretários de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes, ...

O Corredor do Mercosul foi apresentado nesta quinta-feira (22) para o vice-governador Beto Grill, os secretários de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes, além do presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), Jerônimo de Oliveira Júnior. Grill determinou que as áreas de logística do governo do Estado sejam as interlocutoras para desenvolver o projeto.

“O Corredor do Mercosul deve ser uma referência de integração ”, disse o idealizador da iniciativa, José Manuel Bicca, acrescentando que o projeto vai viabilizar uma nova rota de exportação. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel, ressaltou que o Corredor do Mercosul não precisa de muito investimento do Estado para sair do papel uma vez que a maior parte da estrutura já existe.

O coordenador geral da FAMURS, José Horácio Gattiboni, disse que o projeto será formatado dentro da realidade e do interesse do Rio Grande do Sul. Gattiboni informou que a FAMURS vai realizar um seminário no dia 14 de maio, na federação, para apresentar a iniciativa para possíveis parceiros.

O Corredor do Mercosul

O projeto tem o objetivo de reduzir os custos do transporte de grãos que hoje é realizado por via rodoviária pelo Paraná. Conforme estudo realizado pela Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, um trem com 60 vagões leva carga equivalente a 300 caminhões. Além de preservar as rodovias do Estado, possibilitar uma diminuição dos índices de acidentalidade e representar uma economia aos exportadores, a iniciativa também oportuniza a geração de empregos.

O projeto tem o apoio da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, da América Latina Logística (ALL), concessionária das ferrovias do Rio Grande do Sul, da Mercovia, concessionária da ponte internacional entre São Borja e a cidade argentina de Santo Tomé, do super-porto de Rio Grande, da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

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Data de publicação: 22/03/2012