A entrega de 94 retroescavadeiras a municípios do Rio Grande do Sul tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida na zona rural do estado.

A entrega de 94 retroescavadeiras a municípios do Rio Grande do Sul tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida na zona rural do estado. O equipamento faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As máquinas serão doadas em cerimônia com ministro Pepe Vargas, nesta segunda-feira (1º), em pavilhão da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Para a ação, o investimento do MDA foi de mais de R$ 14,6 milhões. As máquinas beneficiarão mais de 210 mil pessoas que vivem e trabalham no meio rural, sendo 50,5 mil agricultores familiares. “Como são todos os municípios de até 50 mil habitantes receberão, e eles são maioria nestas regiões, isso vai dar uma melhora geral nas condições de tráfego e escoamento da produção da agricultura familiar para o estado”, explica o delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin.

As 94 prefeituras beneficiadas ficam nas regiões norte e nordeste do estado, onde a atividade rural, em especial a produção de hortifrutigranjeiros, é forte. A boa manutenção das estradas no interior destes municípios refletirá em mais qualidade dos produtos no mercado e consequentemente, em sua maior valorização. O resultado é um maior desenvolvimento para a região.

Prestação de serviço

Para o prefeito de Canela, Cléo Port, a retroescavadeira que chegará será fundamental para a prestação de um serviço de qualidade aos agricultores do município. “Estamos muito mal de máquinas, principalmente para esta área do desenvolvimento agrário”, conta. O equipamento será utilizado para a manutenção das estradas vicinais e construção de açudes.

Já foram entregues 247 máquinas no estado, incluindo retroescavadeiras e motoniveladoras. Até o fim da ação, 455 municípios gaúchos receberão o conjunto de equipamentos do MDA com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão caçamba. O investimento total previsto é de aproximadamente R$ 367 milhões. Com isso, mais de 1,2 milhão de habitantes da zona rural terão mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho

Serviço

Entrega de retroescavadeiras do PAC 2

Data: 1º de julho (segunda-feira)

Horário: 8h

Local: Pavilhões da Festa da Uva – Rua Ludovico Cavinato, nº 1431, Bairro Nossa Senhora da Saúde. Caxias do Sul (RS).

Municípios beneficiados

Anta Gorda

Antonio Prado

Arroio do Meio

Arvorezinha

Boa Vista do Sul

Bom Jesus

Bom Retiro do Sul

Cambara do Sul

Campestre da Serra

Canela

Canudos do Vale

Capitão

Carlos Barbosa

Caseiros

Colinas

Coqueiro Baixo

Coronel Pilar

Doutor Ricardo

Encantado

Estrela

Fazenda Vilanova

Flores da Cunha

Forquetinha

Garibaldi

Ibiraiaras

Ilopolis

Imigrante

Ipe

Jaquirana

Marques de Souza

Monte Alegre dos Campos

Monte Belo do Sul

Muçum

Nova Brescia

Nova Padua

Nova Roma do Sul

Paverama

Poço das Antas

Pouso Novo

Putinga

Relvado

Roca Sales

Santa Clara do Sul

Santa Tereza

São Francisco de Paula

São Jose dos Ausentes

São Marcos

São Valentim do Sul

Serio

Tabai

Taquari

Teutonia

Travesseiro

Vespasiano Correa

Westfalia

Almirante Tamandare do Sul

Andre da Rocha

Camargo

Casca

Coqueiros do Sul

Cotiporã

Coxilha

David Canabarro

Dois Lajeados

Ernestina

Esmeralda

Fagundes Varela

Gentil

Guabiju

Guapore

Marau

Mato Castelhano

Montauri

Muitos Capões

Muliterno

Nova Alvorada

Nova Araça

Nova Bassano

Nova Prata

Parai

Pinhal da Serra

Pontão

Protasio Alves

Santo Antonio do Palma

Santo Antonio do Planalto

São Domingos do Sul

São Jorge

Serafina Correa

União da Serra

Vanini

Veranopolis

Vila Flores

Vila Maria

Vista Alegre do Prata

A entrega de retroescavadeiras a municípios do Rio Grande do Sul tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida na zona rural do estado. O equipamento faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Informações da notícia

Data de publicação: 29/06/2013