O governador Tarso Genro confirmou a maior distribuição de verba da história do Rio Grande do Sul pelo processo de participação da comunidade.

O governador Tarso Genro confirmou a maior distribuição de verba da história do Rio Grande do Sul pelo processo de participação da comunidade. Já estão sendo liberados R$ 219 milhões da Consulta Popular para os 497 municípios gaúchos. Também foi anunciado nesta terça-feira (4/6) o financiamento de recursos do Badesul para obras de infraestutura de 88 prefeituras. A solenidade reuniu mais de 200 pessoas, entre prefeitos e outras autoridades municipais, que lotaram o Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, destacou a importância dos investimentos para os pequenos municípios. "É algo inovador no Rio Grande do Sul, pois mostra que precisamos fazer infraestrutura nas pequenas cidades para manter o homem no campo", afirmou.

Os recursos da Consulta Popular serão destinados a obras escolhidas por meio de votação popular. Para Tarso Genro, a execução do programa repercute em força política ao governo. "Isso garante credibilidade ao sistema de participação que hierarquiza as respostas mais importantes que temos que dar aos municípios”, avaliou. Segundo o secretário do Gabinete dos Prefeitos do RS, Afonso Motta, "esse é um momento de cooperação entre o Estado e os municípios".

De acordo com o secretário de Planejamento do RS, João Motta, cerca de 80% dos projetos está relacionado às áreas de saúde, educação, agricultura e segurança pública. Pelo programa "Badesul Cidades", serão emprestados R$ 118 milhões para 88 municípios pequenos adquirirem máquinas e realizarem obras de pavimentação de estradas. Conforme o presidente da instituição, Marcelo Lopes, o financiamento deverá ser pago em até cinco anos, com um ano de carência.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 05/06/2013