A FAMURS, o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic) e a Secretaria Estadual de Cultura acertaram acordo para apoiar o projeto “Galpões Culturais”.

A FAMURS, o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic) e a Secretaria Estadual de Cultura acertaram acordo para apoiar o projeto “Galpões Culturais”. Nesse sentido, o coordenador geral, José Horácio Gattiboni assinou junto com o presidente do Codic, José Carlos Martins, e o secretário de Cultura do RS, Luiz Antonio de Assis Brasil, um termo de cooperação para operacionalizar o projeto “Galpões Culturais” . A iniciativa busca ocupar prédios ociosos do governo do Estado com atividades culturais como cinema, música, dança, literatura e espetáculos teatrais.

Ao todo, já foram mapeados 10 galpões em nove cidades: São Francisco de Paula, Passo Fundo, Bagé, Imbé, Santa Cruz, Santa Rosa, Santiago, Pelotas e Arroio dos Ratos. O prefeito de Bagé, Dudu dos Santos, afirma que esta experiência é de grande valia para o desenvolvimento do município. “Vários segmentos culturais, principalmente os populares, carecem de espaço onde possam se estabelecer. Esta parceria é muito importante para desenvolver tanto a cultura, como a economia da cidade” , salienta.

Uma vez alojados nestes espaços, os grupos – coordenados pelo Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – formarão um corredor cultural que possibilitará o intercâmbio de ideias, artistas e exposições entre municípios. Segundo José Carlos Martins, os artistas desenvolverão apresentações nestes espaços inativos, exibindo-as, em um primeiro momento, apenas para as suas comunidades. “Depois, o plano é de que os grupos troquem de cidade entre si, criando um corredor de cultura entre os galpões” , complementa o presidente do Codic.

Modernização de bibliotecas municipais

Outra deliberação do encontro foi a oficialização do repasse de verbas para 32 municípios modernizar suas bibliotecas. Um representante de cada cidade recebeu do secretário estadual um certificado que simbolizava a participação no programa do governo. José Carlos Martins afirma que, com o sucesso destes projetos, brevemente um novo edital irá contemplar mais municípios com o benefício. “Estamos muito felizes em contribuir com estas conquistas, pois entendemos que estamos cumprindo nosso papel e provocando inclusão, participação e incentivando o protagonismo dos municípios” , declarou.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Roberta Cabreira

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 19/03/2012

Compartilhe!