Canoas – A falta de recursos dos municípios tem obrigado os gestores a buscar soluções alternativas aos problemas locais.

Canoas – A falta de recursos dos municípios tem obrigado os gestores a buscar soluções alternativas aos problemas locais. Na questão do lixo não é diferente. Os prefeitos da Região Metropolitana recomendam a formação de consórcios públicos como saída eficaz ao tratamento e destino dos resíduos sólidos. O assunto foi tema do painel de abertura do encontro de Interiorização 2013 da Famurs. A edição metropolitana do evento reuniu cerca de 90 servidores de municípios da Grande Porto Alegre, Vale do Rio dos Sinos, Litoral Norte, Vale do Rio Caí, Região Carbonífera e Vale do Paranhana, no auditório da prefeitura de Canoas.

De acordo com o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, as prefeituras precisam articular políticas regionalizadas. "Não há mais solução para os problemas sem a integração dos municípios". Ele comenta que as cidades devem progredir em conjunto. "Quando uma cidade oferece uma melhor condição de vida, a população da região migra para o município, renovando os problemas".

Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, a integração das prefeituras contribui para sanar a deficiência de receitas. "É impensável uma cidade pensar na solução dos problemas com recursos próprios". Rinaldi defende a união consorciada para qualificar a segurança pública da região através do uso de câmeras de vídeo para combater o roubo de veículos.

Prefeito anfitrião e ex-presidente da Granpal, Jairo Jorge, sugeriu o diálogo como ferramenta para a reforma tributária, política e fiscal. "É o momento de fortalecer o discurso sobre a necessidade de repactuar o acordo federado". O gestor de Canoas acrescenta que os municípios devem ser recompensados pelas atribuições que têm assumido. Também participou do ato o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 09/05/2013