A sucessão presidencial da Famurs pautou a reunião desta quinta-feira, entre o atual presidente da entidade, Ary Vanazzi, o coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles e o presidente do PP, Celso Bernardi, que entregou oficialmente os resultados da ele...

A sucessão presidencial da Famurs pautou a reunião desta quinta-feira, entre o atual presidente da entidade, Ary Vanazzi, o coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles e o presidente do PP, Celso Bernardi, que entregou oficialmente os resultados da eleição do partido. O PP apresentou como candidato único à presidência da Famurs, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres.

As eleições para a nova diretoria e para o conselho fiscal da Famurs serão realizadas no dia 23 de maio, na sede da entidade. O próximo presidente que comandará a Federação no biênio 2013/2014 será empossado dia 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, em Esteio.

O processo eleitoral será aberto às 13h30 para o voto presencial dos 497 prefeitos gaúchos. Também será possível escolher o novo dirigente da Famurs pela internet. Os prefeitos receberão um número de usuário e senha para votar no sucessor da Casa.

Conforme acordo estabelecido em 2005 entre os partidos políticos no Rio Grande do Sul, ficou acertado que as quatro legendas que mais elegessem prefeitos no último pleito teriam o direito de indicar os sucessores à presidência da Famurs no quadriênio do mandato. A medida, conhecida como rodízio, visa evitar a disputa entre partidos, consolidar o caráter pluripartidário da entidade e fortalecer o movimento municipalista.

O Partido Progressista (PP) obteve, na eleição de outubro de 2012, o maior número de prefeituras gaúchas, conquistando o direito de escolher o novo presidente da Federação. Para o biênio 2014/2015, a entidade será dirigida por um prefeito do PMDB, seguido pelo PT e pelo PDT.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 25/04/2013