O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, aproveitou a criação da CPI das Telefonias para reforçar a cobrança por mais investimentos em banda larga nos pequenos municípios gaúchos.

O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, aproveitou a criação da CPI das Telefonias para reforçar a cobrança por mais investimentos em banda larga nos pequenos municípios gaúchos. Instaurada nesta terça-feira (23/4) pela Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito investigará as causas de problemas como a falta de sinal, as altas tarifas e o mau atendimento. Outros sete estados – Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo, Sergipe, Maranhão e Roraima – também farão avaliação da qualidade do serviço das operadoras.

– Espero que esta CPI possa forçar as concessionárias a investir em banda larga nos pequenos municípios. Temos, no Rio Grande do Sul, 332 municípios com menos de 10 mil habitantes. É impossível acreditar em pleno desenvolvimento sem comunicação e energia de qualidade – alerou Vanazzi. Para o dirigente da Federação, as empresas de telefonia não transformam suas receitas em investimento. "As companhias de tele-comunicações ganharam as empresas de graça no processo de privatização. A final onde colocam os recursos das tarifas que não são baratas?", questionou.

A Comissão será composta por 12 parlamentares e presidida pelo deputado estadual Ernani Polo. O grupo terá seis meses para apurar os resultados da investigação.

Projeto de banda larga rural

Umaparceria inéditaentre a Famurs e a Cooperativa de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) visa levar internet, telefone e sinal de TV aberta para trabalhadores rurais de 37 municípios do Alto Uruguai, no norte do Rio Grande do Sul. Ciente da necessidade de criar estímulos para manter o trabalhador no campo, o presidente da Federação assinou termo de cooperação para iniciar o projeto piloto que pode servir de modelo para outras iniciativas semelhantes no Estado e no país.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 24/04/2013