O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, será o sucessor de Ary Vanazzi na presidência da Famurs.

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, será o sucessor de Ary Vanazzi na presidência da Famurs. Ele foi o indicado do Partido Progressista (PP) para a direção da entidade no biênio 2013/2014. Em votação interna do PP, Andres obteve 50,7% da preferência dos 132 prefeitos gaúchos do partido. A eleição será ratificada no dia 23 de maio, na sede da Famurs, e a posse acontece no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso dos Municípios, em Esteio.

Conforme acordo estabelecido entre os partidos, o PP teria o direito de escolher o próximo presidente da Federação. Valdir Andres concorreu à indicação com os prefeitos Alan Martins, de Casca; Marcelo Schreinert, de São Jerônimo; e Salmo de Oliveira, de Rio dos Índios. Em 2014, será a vez do PMDB apontar o sucessor de Andres. O PT, em 2015, e o PDT, em 2016, fecham a lista.

Estabelecido em 2005, o rodízio na presidência da Famurs é uma medida que fortalece o municipalismo, pois evita a disputa entre partidos. Nesse formato, as quatro legendas que mais elegem prefeitos no último pleito ganham o direito de indicar os comandantes da entidade nos quatro anos do mandato. Nas eleições de outubro de 2012, o PP foi vencedor em 132 prefeituras.

Perfil

Luiz Valdir Andres, 69 anos, é bacharel em direito, jornalista e empresário. Natural de São Luiz Gonzaga, foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo Ângelo. Também foi deputado estadual por três mandatos, secretário de Minas, Energia e Comunicações do RS e diretor administrativo do Banrisul. Casado com Zilá Andres, tem quatro filhos e cinco netos.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 23/04/2013