Um debate importante ocorreu nesta segunda-feira (22 de abril) na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, em torno da questão do transporte ferroviário e sua implementação no Estado e no Brasil.

Um debate importante ocorreu nesta segunda-feira (22 de abril) na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, em torno da questão do transporte ferroviário e sua implementação no Estado e no Brasil. A audiência pública foi promovida pelo deputado estadual Raul Carrion que preside a Frente Parlamentar Gaúcha Pela Ampliação e Qualificação das Ferrovias. O presidente da Famurs, Ary Vanazzi participou da assembleia e se posicionou favorável ao traçado e ao investimento em ferrovias, vendo esta como uma alternativa eficiente para o transporte.

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA apresentou o projeto da Ferrovia Norte/Sul e as possibilidades de traçado no Estado. Os estudos sobre o traçado ideal devem ser concluídos até o final deste ano. De acordo com o representante da Valec, o Rio Grande do Sul tem uma das piores participações ferroviárias entre os estados que possuem ferrovias, utilizando o transporte rodoviário para mais de 85% da demanda. No país, a média geral é utilizar as ferrovias para 17% dos transportes, e a meta a curto prazo é usar este meio para 25% e chegar a 35% nos próximos anos.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 23/04/2013