Caxias do Sul – Antiga reivindicação dos municípios da Serra Gaúcha, a construção do Aeroporto Regional segue sendo a principal demanda dos prefeitos locais.

Caxias do Sul – Antiga reivindicação dos municípios da Serra Gaúcha, a construção do Aeroporto Regional segue sendo a principal demanda dos prefeitos locais. Os gestores são unânimes ao definir como prioridade o desenvolvimento da região e exigem agilidade governo federal na definição da cidade onde será estruturado do empreendimento.

O desenvolvimento da região foi o assunto do painel de abertura do encontro de gestores municipais desta quinta-feira (18/4). A primeira audiência do programa de Interiorização 2013 da Famurs contou com a participação do presidente Ary Vanazzi, e do prefeito anfitrião Alceu Barbosa, entre outras autoridades.

Contudo, o crescimento econômico da Serra não depende apenas do Aeroporto Regional. Os gestores municipais também reivindicam melhorias em estradas. Alceu Barbosa destacou que a extensão da RS-448 até Estância Velha é fundamental. “Tem uma importância magnífica, pois beneficia toda a região da Serra”, salientou. O prefeito de Caxias do Sul também elogiou o modelo de pedágio apresentado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

O prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, defendeu a integração dos municípios. “Temos que brigar por uma regionalização para mostrar que nossa região é culturalmente e economicamente rica”, concluiu. Para o presidente da Famurs, esse processo favorece o acesso aos recursos federais. “Não há uma solução única. Temos que buscar uma política regional para ter mais receitas”, acrescentou.

Região Metropolitana da Serra

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul quer transformar a Serra Gaúcha em metrópole. A proposta (PL 21/2013), do deputado estadual Vinícius Ribeiro visa alterar o status político da região. Para o parlamentar, a medida favorece o alinhamento de ações coletivas entre as prefeituras. “Ela aumenta a responsabilidade dos prefeitos, pois obriga os municípios a debaterem projetos de interesse comum”. Segundo Ribeiro, o PL também permite a organização do território para o desenvolvimento de planos integrados e proporciona maior retorno de investimentos do governo federal.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 18/04/2013