O Rio Grande do Sul possui, hoje, 60 mil alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Rio Grande do Sul possui, hoje, 60 mil alunos inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). É o Estado brasileiro com o maior volume de matrículas no projeto de qualificação de mão de obra, garante a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Tereza Campello. A estatística foi apresentada nesta sexta-feira (12/4), durante a cerimônica de formatura de 2,2 mil alunos do Pronatec gaúcho. O evento aconteceu no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, e contou com a participação da presidente Dilma Rousseff, do governador Tarso Genro e do presidente da Famurs, Ary Vanazzi, entre outras autoridades.

Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional. Por meio do programa são oferecidos cursos gratuitos, material didático, alimentação e transporte aos estudantes. Até agora, já foram abertas mais de um milhão de vagas para formação continuada. Mesmo vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o programa também representou ganhos na área social. Ao todo, 381 mil alunos no país estão matriculados, tendo a oportunidade de evoluir profissionalmente. "Optamos por um crescimento com inclusão social", destacou Tereza.

Dilma Rousseff destacou que o Plano Brasil Sem Miséria é um marco fundamental, justificando que um país rico não tem pessoas que vivem com menos de R$ 80 por mês. "O fim da miséria é só um começo", afirmou. A presidente cumprimentou o presidente da Famurs e, em nome de Ary Vanazzi, agradeceu o apoio dos prefeitos gaúchos no pacto pela erradicação da pobreza extrema.

No Rio Grande do Sul, o programa RS Mais Renda agrega forças ao Brasil Sem Miséria. Tarso Genro justificou a importância do programa no enfrentamento das desigualdades socias. "Uma sociedade digna e justa é medida pela capacidade de acesso à renda e à formação dos mais pobres: daqueles que estão na base da sociedade e carregam nos seus ombros o destino da produção", defendeu o governador. Também estiveram presentes do evento os ministros Pepe Vargas e Maria do Rosário, além do chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 12/04/2013