O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, abriu hoje (10/4) pela manhã o 21º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS, no auditório da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), ao lado do secretário estadu...

O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, abriu hoje (10/4) pela manhã o 21º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS, no auditório da Associação dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), ao lado do secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e da representante da Comissão da Agricultura, a deputada Maria Helena Sartori. O evento segue hoje, das 9 às 17 horas.

Conforme Vanazzi, os gestores não podem mais governar apenas olhando para seu município. É preciso pensar políticas regionais. “Consórcios podem ser uma boa saída para as cidades menores que têm mais dificuldades em garantir recursos em todas as suas áreas.”

Mainardi concorda com Vanazzi e acrescenta que esses grupos devem pensar em projetos a médio e longo prazo. “Nesse ano teremos safra recorde de soja e milho e uma boa colheita de arroz, resultado de um entendimento político e de soluções negociadas. É assim que os administradores devem ver seu município.” Ele também falou da importância da qualificação. “Contratar um profissional, como o veterinário, não é despesa, é investimento. Se a agricultura vai bem, o Estado vai bem.”

Para Maria Helena, um assunto que preocupa é a sucessão rural. “Hoje nossos agricultores estão velhos e os jovens não querem mais ficar no campo. Quem irá seguir o trabalho no campo? A agricultura é essencial e é necessário manter projetos que incentivem o trabalho nas zonas rurais.”

Entre outros assuntos abordados neste primeiro dia estiveram as obrigações, deveres e atribuições dos secretários, as políticas públicas do Ministério Agrário, o Desenvolvimento Local Integrado, as linhas de crédito para o meio rural e o Susaf.

Programação para 11/4

8h30 – Programas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio – SEAPA
Luiz Fernando Mainardi – Secretário da Agricultura do RS

9h30 –SISBI POA

Suzane Bittencourt – Fiscal Federal Agropecuário – SUASA/SISBI – DDA – SFA/RS do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

11h – Secretaria De Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo
Caio Rocha – Engenheiro Agrônomo, especializado em gestão e políticas públicos

12h intervalo para almoço

14h – Programas Bem Sucedidos

Clair Tomé Kuhn – Presidente da Amaja e Ex-Prefeito de Quinze de Novembro
Seger Luiz Menegaz – Prefeito de Tapejara e Presidente Amunor
Claudemir José Locatelli – Prefeito de Vista Gaúcha e Presidente da Amuceleiro
Erasmo Guterres Silva – Prefeito de Alegrete
José Sidney Nunes de Almeida – Engenheiro Agrônomo, Ex-prefeito de São Lourenço do Sul

17h – Encerramento

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 10/04/2013