O coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles, foi o convidado da reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) para falar sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos.

O coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles, foi o convidado da reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) para falar sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos. Acompanharam a apresentação, na manhã de hoje (6/4), o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, além de representantes das cidades de Alvorada, Gravataí, Viamão, Porto Alegre, Cachoeirinha, Santo Antônio da Patrulha, Eldorado do Sul e Sapucaia do Sul.

Um dos pontos definidos no encontro é que a Famurs e a Granpal deverão cobrar das indústrias o recolhimento de pneus que são entregues nos municípios. Conforme Dorneles, caso as indústrias não cumpram com a Lei, será feita representação no Ministério Público.

Além da resolução no caso dos pneus, ficou acertado que serão feitas reuniões semanais para que cada encontro trate de um assunto e se busque soluções para os problemas. Entre os pontos a serem discutidos estão a destinação de eletroeletrônicos, lâmpadas, construção civil e limpeza urbana. De acordo com Rinaldi, após reunir as informações sobre os problemas enfrentados pelas prefeituras e buscar as possíveis soluções, será criado um grupo de trabalho e materiais que ajudem na conscientização da comunidade.

Além de falar da importância dos consórcios, Julio Dorneles apresentou os passos para a criação dos grupos de trabalho, as etapas a serem cumpridas para formação de consórcios – desde o recolhimento dos resíduos até a destinação final – e o cronograma de execução.

Foto Tatiane Brandão

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 04/04/2013