Mais de 160 secretários e gestores de Meio Ambiente de Prefeituras de várias partes do Estado estiveram reunidos entre os dias 3 e 4 de abril na Famurs para o 16° Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente.

Mais de 160 secretários e gestores de Meio Ambiente de Prefeituras de várias partes do Estado estiveram reunidos entre os dias 3 e 4 de abril na Famurs para o 16° Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente. O foco principal dos dois dias de palestras são os licenciamentos ambientais, visto que a responsabilidade dos municípios aumentou muito nos últimos anos. A primeira palestra abordou aspectos legais introdutórios do licenciamento ambiental com Ana Ferreira, do Ministério Público.

Durante o evento foram abordados vários temas, com foco principal sobre os licenciamentos ambientais, agrosilvopastoris, de atividades industriais, de obras e empreendimentos públicos. Também é tema do encontro o tratamento de resíduos sólidos e gestão hídrica, Cidades Sustentáveis, o Plano de Saneamento Básico, e a eleição e posse da nova diretoria do Condimma (Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente) também estão na pauta.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora técnica de Meio Ambiente da Famurs, Gilda Goulart, da presidente do Condimma/Famurs, Andreia Enzweiler, da procuradora de justiça do Ministério Público Marta Leal Pacheco, do deputado Estadual Adilson Troca, da comissão permanente de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Representando a Fepam, Carmem Lúcia Níquel e representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Aline Bettio. O presidente da Famurs, Ary Vanazzi, aproveitou para falar sobre planos de saneamento e fez o encerramento do encontro.

Programação do 16º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente

Local: Auditório da FAMURS – Rua Marcílio Dias, 574 – Porto Alegre/RS

Data: 03 e 04 de abril de 2013

Investimento: Gratuito

Promoção: Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS

Realização: Área de Meio Ambiente

Dia 4 de abril

9h

Resíduos Sólidos

Palestrantes:Daiene Gomes – Engenheira, Divisão de Saneamento Ambiental – FEPAM

Alex Cardoso – Movimento Nacional dos Catadores

10h20

Cidades Sustentáveis

Palestrante: FAMURS

10h35

Comissão Consultiva de Temas Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Palestrante: FAMURS

10h50

Planos de Saneamento Básico

Palestrantes: Arnaldo Luiz Dutra – Diretor Presidente -CORSAN

Marcel Frison – Secretário Estadual da Secretaria Habitação e Saneamento

FAMURS

11h40

Posse nova diretoria CONDIMMA

12h

Intervalo almoço

13h

Visita Técnica Galpão de Reciclagem Santa Tecla – Gravataí

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 03/04/2013