Um encontro agendado para o dia 20 de maio, no auditório da Famurs, deve reunir gestores municipais, com o intuito de orientar sobre ações e projetos que podem ser feitos para que as prefeituras acessem verbas estaduais e federais disponíveis para a a...

Um encontro agendado para o dia 20 de maio, no auditório da Famurs, deve reunir gestores municipais, com o intuito de orientar sobre ações e projetos que podem ser feitos para que as prefeituras acessem verbas estaduais e federais disponíveis para a acessibilidade. A ação conjunta foi o resultado da reunião desta segunda-feira (1/4) entre o presidente da Famurs, Ary Vanazzi e a diretora-presidente da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul), Marli Conzatti.

São mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de necessidade especial, ou seja, 23,8% da população do Estado, segundo dados da Faders, o que demonstra a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas à esta causa. Marli pretende enviar leis e o passo a passo para as prefeituras implantá-las. Um dos primeiros passos é a criação de um conselho específico, o que pouco mais de 80 municípios fizeram até agora. Segundo o presidente da Famurs são 327 municípios no Estado com menos de 25 mil habitantes, o que dificulta a implantação de todos os conselhos necessários.

Para o encontro do dia 20, que será organizado pela Escola de Gestão Pública da Famurs em parceria com a Faders, é esperada a presença da ministra Maria do Rosário. Como a gama de projetos é grande, o encontro será focado no RS Sem Limites, sendo que o Estado foi o primeiro do Brasil a aderir ao Plano Nacional, elaborando seu próprio plano.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 02/04/2013