Os municípios que têm dificuldades para realizar a cobrança do imposto sobre os serviços dos cartórios poderão contar com o auxílio jurídico da Famurs.

Os municípios que têm dificuldades para realizar a cobrança do imposto sobre os serviços dos cartórios poderão contar com o auxílio jurídico da Famurs. O presidente da Federação, Ary Vanazzi, afirmou nesta segunda-feira (18/1) que a entidade elaborará um projeto de lei para servir de modelo às prefeituras que ainda não tributam os notários por falta de legislação específica sobre o tema.

Vanazzi justificou que há um impasse jurídico entre cartórios e prefeituras. O presidente alega que esse imbróglio também dificulta a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS). "Muitos cartórios ganharam liminares e outros depositam o dinheiro do imposto em juízo", disse.

De acordo com umapesquisado Tribunal de Contas do Estado (TCE), 202 municípios gaúchos têm problemas com a arrecadação desse tributo. O estudo diagnosticou que algumas prefeituras recolhem o ISS na modalidade de valor fixo e não sobre o faturamento. O levantamento detectou, ainda, que 121 prefeituras sequer arrecadam o ISS dos cartórios, podendo caracterizar uma renúncia de receita.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 18/03/2013