Curitiba – Representantes da companhia ferroviária América Latina Logística (ALL) e da FAMURS selaram parceria institucional para a implantação do projeto "Corredor do Mercosul".

Curitiba – Representantes da companhia ferroviária América Latina Logística (ALL) e da FAMURS selaram parceria institucional para a implantação do projeto "Corredor do Mercosul". A iniciativa é uma alternativa de logística de exportação que visa acelerar o transporte dos grãos produzidos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai até o porto de Rio Grande. Com a proposta, o transporte da safra do Mercosul, que até então era feito por rodovias do Paraná, será realizado através da malha ferroviária gaúcha, que já está construída.

Projeto "Corredor do Mercosul"

Partindo de São Luiz Gonzaga, município que possui um dos maiores depósitos de grãos da América Latina, as linhas cruzam o Estado até o porto de Rio Grande, onde a carga parte para exportação. Cerca de 25 municípios da região noroste do Estado se beneficiam com esta mudança: Bossoroca, Santiago, Cacequi, São Gabriel, Bagé, Capão do Leão, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Uruguaiana, Alegrete, entre outros.

Além de trazer uma redução de custos para os exportadores, este projeto tem capacidade para gerar empregos e ampliar os fluxos comerciais entre os países envolvidos. O diretor geral da ALL, Pedro Oliveira Almeida, entusiasmou-se com o andamento dos trabalhos e ratificou a intenção da empresa em ser parceira no projeto . Na ocasião, estiveram presentes o coordenador geral da Federação, José Horácio Gattiboni; o assessor da Presidência da FAMURS, Élbio Flores; e o idealizador da iniciativa, João Manuel Bicca, que foram conduzidos a um passeio pelas dependências da empresa e às salas informatizadas de controle dos trens.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Roberta Cabreira

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 09/03/2012