A necessidade de soluções para evitar o alto número de ações judiciais contra as prefeituras e a urgência em buscar médicos para atender a população brasileira foram os temas que nortearam o encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nesta quinta-...

A necessidade de soluções para evitar o alto número de ações judiciais contra as prefeituras e a urgência em buscar médicos para atender a população brasileira foram os temas que nortearam o encontro da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) nesta quinta-feira (28/2) na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O encontro contou com a presença do presidente da FNP e prefeito de Vitória, no Espírito Santo, João Carlos Coser; do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; do presidente da Famurs, Ary Vanazzi; do coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles; do ex-prefeito de São José dos Campos Eduardo Kury; entre outras lideranças municipalistas.

Para Vanazzi, o tema da judicialização deve receber atenção especial de todos os prefeitos brasileiros. “Um dos pontos que deverão ser pensados é a regulamentação do ato do promotor. Os prefeitos estão sofrendo com a grande quantidade de ações. O caso não é abrir mão das responsabilidades, mas também ninguém quer ser culpado por aquilo que não lhe compete.” Para Fortunati, o tema também merece atenção especial. “A judicialização na administração pública vai acabar paralisando as prefeituras. Precisamos fazer um enfrentamento muito forte.”

Outro tema debatido foi a falta de médicos nas cidades brasileiras. Conforme Coser, entre as ações defendidas pela FNP e apoiadas pela Famurs está a contratação de médicos estrangeiros e formados no exterior, além de recursos que mantenham os médicos trabalhando nas cidades menores. Os dois assuntos, conforme Coser, serão reforçados nos encontros da FNP.

FNP divulga encontro nacional em abril

Além dos temas de debates, o presidente da FNP divulgou os trabalhos da Frente Nacional e o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília. No evento será feita a escolha da nova diretoria da entidade. “(José) Fortunati é um potencial candidato”, disse Coser em sua apresentação. Esses encontros preparatórios serão realizados em todos os Estados. O próximo ocorre em São Paulo, no dia 5 de março.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 28/02/2013