A reunião ampliada do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic), que ocorreu nesta quinta-feira (21/2), na Famurs, apresentou as propostas da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Ministério da Cultura (MinC) aos dirigentes que a...

A reunião ampliada do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic), que ocorreu nesta quinta-feira (21/2), na Famurs, apresentou as propostas da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Ministério da Cultura (MinC) aos dirigentes que assumiram as pastas neste ano.

O assessor técnico de Cultura da Famurs, José Carlos Martins, ressaltou a necessidade da criação dos planos municipais de cultura. "Com o planejamento das ações, a Secretaria de Cultura deixa de ser um balcão de negócios. As ações e os investimentos já estarão previstos e podem contar com financiamentos externos, evitando pressão de grupos com interesses privados", alertou Martins.

A presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Loma Pereira, esclareceu os critérios usados pelo Conselho para avaliar os projetos encaminhados ao CEC e ressaltou que as iniciativas que promovem a integração regional são prioridades. “A valorização da cultura local é um dos critérios para aprovação dos projetos”, ressaltou Loma Pereira.

O presidente da Famurs e ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, enfatizou a importância da cultura para redução da violência e movimentação da economia. "As prioridades dos prefeitos são calçamento, asfalto, saúde e educação, pois a população cobra muito isso dos gestores. O trabalho dos dirigentes de cultura nos municípios faz com que o cidadão melhore a sua autoestima, reconheça os artistas locais e acabe gostando mais da sua cidade. Cultura também é estratégia, não é só lazer", reconheceu Vanazzi.

A Famurs está investindo na capacitação dos servidores municipais de cultura. A Escola de Gestão Pública da entidade promove o curso de Captação de Recursos na Área da Cultura no dia 26 de fevereiro. Vanazzi enfoca que planejamento e qualificação podem garantir bons projetos e, assim, ampliar a liberação de recursos para a área.

O coordenador-geral da Famurs, Julio Dorneles, reafirmou o compromisso da Famurs e colocou a entidade à disposição para auxiliar os municípios na criação de políticas de cultura. A mesa principal ainda contou com a presença do prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 21/02/2013