Durante o lançamento do programa, presidente Adriane Perin de Oliveira destacou o papel estratégico das gestões municipais no desenvolvimento econômico do Estado

A Famurs será parceira do Governo do Estado e da Invest RS no Empreender RS, programa lançado oficialmente nesta quarta-feira (16/7), no Palácio Piratini. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul e apoiar os municípios na formulação de políticas de desenvolvimento econômico. O evento teve a presença da presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, do presidente do Invest RS, Rafael Prikladnicki, da coordenadora geral da Famurs, Fabiana Camargo, do superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Adriano Marangon, do assessor técnico da Famurs, Pardal Jacobs, além de prefeitos e secretários municipais de cidades gaúchas.

Dentro do Empreender RS, a Famurs desenvolverá, em parceria com a Invest RS, a iniciativa Desenvolve Município, voltada à capacitação das administrações locais para atrair investimentos, planejar seu crescimento e impulsionar o empreendedorismo regional.

Durante o evento, a presidente Adriane Perin de Oliveira representou os municípios e recebeu a chave simbólica do escritório da Invest RS em São Paulo — gesto que marcou a entrada oficial da entidade como parceira do programa.

“A Famurs está muito honrada em fazer parte desse projeto que olha para o futuro do Estado com foco no desenvolvimento local. A entrega simbólica da chave representa, para nós, a abertura de novas portas para os municípios, que agora terão apoio direto para planejar seu crescimento, atrair investimentos e inovar na gestão”, afirmou Adriane.

A iniciativa Desenvolve Município prevê a realização de capacitações presenciais e online com secretários municipais e equipes técnicas, mentorias, apoio técnico para a construção de planos locais de atração de investimentos e o reconhecimento das melhores práticas por meio do Selo Invest RS de Desenvolvimento.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e pela Invest RS, o Empreender RS reúne um conjunto de ações estratégicas alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Além do Desenvolve Município, o programa inclui as iniciativas RS em Dados, Promove RS, RS Global e Conexão Indústria RS.

Ao integrar o programa, a Famurs reafirma seu compromisso com a qualificação da gestão municipal e com a promoção de políticas públicas que gerem emprego, renda e oportunidades em todas as regiões do Estado.

Informações da notícia

Data de publicação: 17/07/2025

Créditos: André Bresolin

Créditos das Fotos: André Bresolin