O encontro desta quarta-feira, entre o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Marcos Regelin e o presidente da Famurs, Ary Vanazzi teve como foco a energia elétrica no meio rural.

O encontro desta quarta-feira, entre o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Marcos Regelin e o presidente da Famurs, Ary Vanazzi teve como foco a energia elétrica no meio rural. Vanazzi se comprometeu a promover um seminário sobre o tema juntamente com o governo do Estado, salientando a falta de investimento das concessionárias de energia. Segundo Regelin, é comum nos municípios pequenos, se reunirem de 5 a 10 famílias de agricultores para implantarem a rede trifásica, enquanto a RGE entra com 10% do investimento na estrutura. “É oneroso para a agricultura familiar, por outro lado eles necessitam de poço e de sistema de irrigação para produzir” disse o delegado. Vanazzi acredita que é a hora de reverter a pauta, ao invés de se falar em apagão, qualificar a prestação de serviço.

Atualmente existem 18 territórios no Estado associados ao debate da energia, organizados pelo Ministério, que discutem o desenvolvimento regional. A visita também teve o propósito de divulgar que investimento federal na área neste ano de 2013 será de mais de R$ 3 milhões. O assessor técnico da área da agricultura da Famurs, Ismael Horbach propôs a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário no encontro de secretários de agricultura a ser promovido neste semestre.

Entre as máquinas liberadas pelo governo federal para o Rio Grande do Sul neste ano estão 318 retroescavadeiras além das motoniveladoras para 93 municípios que foram distribuídas em 2011 .

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 251

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 17/01/2013