O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito estabeleceu modificações em relação a cobrança de multas de trânsito para estrangeiros, com o objetivo de dar mais segurança aos turistas do Mercosul.

O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito estabeleceu modificações em relação a cobrança de multas de trânsito para estrangeiros, com o objetivo de dar mais segurança aos turistas do Mercosul. Segundo dados do DETRAN, das 12.066 multas aplicadas em turistas de outros países, entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2012, 11.264 foram por excesso de velocidade. Neste ano não haverá recebimento de valores nos postos da Polícia Rodoviária Federal por meio de cartão de crédito. Por outro lado haverá a ampliação no número e horário de atendimento dos correspondentes bancários do Banrisul e bancos credenciados ao DETRAN/RS. São eles o Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi, Itaú e Banrisul em horário bancário e junto aos correspondentes bancários do Banrisul das 8 horas às 21 horas.

O diferencial é que pagando a multa de trânsito no Sicredi, Banrisul, e seus correspondentes bancários, a multa é baixada no sistema em no máximo 15 minutos e ficará à disposição para consulta no site do Detran. De janeiro a abril do ano passado, o valor pago por estrangeiros em multas no Estado foi de R$ 213.545,27.

O encontro que definiu as novas regras contou com a presença da coordenadora da área de Trânsito da Famurs, Renata Becher, que colocou a entidade à disposição principalmente para divulgar as regras do trânsito no Brasil e dos postos de arrecadação conveniados para o recebimento das multas, junto aos municípios. Renata também deu ênfase à importância da mobilização das autoridades e comunidade para a educação no trânsito, ação promovida pela Famurs.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alfonso Willenbring, enfatizou que as ações visam a aumentar a segurança dos estrangeiros. “Eles percorrem de 1,5 mil a 2 mil quilômetros de estradas e ficam ansiosos para usufruir das férias no litoral, o que gera a alta velocidade e o risco.” A orientação é que os turistas planejem a viagem e incluam paradas de descanso, pois, segundo Willenbring a maior causa de acidentes é o cansaço e a pressa, e não a embriaguez.

Cônsules do Uruguai, Argentina e Paraguai também participaram do encontro apoiando a iniciativa gaúcha. A estimativa é que 600 mil argentinos passem pelo Estado até o final deste verão, a maior parte deles rumo ao litoral de Santa Catarina.

O encontro foi coordenado pelo assessor do vice-governador, tenente-coronel Ordeli Gomes que enfatizou a preocupação com a segurança dos visitantes. Outra dica para os viajantes é não transitar à noite, em função do risco de assaltos nas estradas, problema levantado pela Brigada Militar e Polícia Civil, também representadas na reunião.

Link do Detran contém informações importantes: http://www.detran.rs.gov.br/index.php?action=portal&subm=3&cod=40

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 07/01/2013