A falta prolongada de chuva na região do Alto Uruguai Gaúcho foi o tema assunto da última reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), nesta terça-feira (03/01), em Erechim.

A falta prolongada de chuva na região do Alto Uruguai Gaúcho foi o tema assunto da última reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), nesta terça-feira (03/01), em Erechim. Preocupados com os prejuízos da seca no cultivo de milho e soja, os prefeitos dos 32 municípios associados avaliaram um levantamento apresentado por técnicos da Emater, que aponta um dano às lavouras considerado pelos prefeitos como irreparável.

De acordo com o estudo, já estão comprometidos cerca de 30% da produção de milho e 10% da produção de soja. O prejuízo na produção de milho está estimado em 144 toneladas, enquanto a perda no cultivo da soja é próximo de 43 mil quilos.

Os municípios da AMAU possuem uma área produtiva de aproximadamente 187.000 hectares de terra destinadas a estas culturas. Enquanto a soja representa até o momento uma perda estimada que equivale a mais de 43 toneladas de grãos. Já a cultura de milho já são cerca de 144 toneladas e na cultura do feijão os prejuízos somam 1,3 toneladas.

Nem mesmo a chuva do último final de semana foi suficiente para alterar o cenário. Desde o início de dezembro, a Defesa Civil do Estado recebe notificações decorrentes da falta de chuva.

Segundo o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello, a situação é preocupante para a maioria dos municípios.

– A estiagem é um problema grave e cada município terá um acompanhamento individual feito pela Defesa Civil – destacou Tonello.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Karine Hasse

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 02/03/2012

Compartilhe!