Manifestação do presidente da Famurs foi realizada durante abertura do Encontro Novos Gestores, na manhã desta terça-feira, em Nova Petrópolis

Começou na manhã desta terça-feira (29/10) o Encontro Novos Gestores, evento promovido pela Famurs para qualificar as novas administrações municipais e auxiliar os gestores a desempenharem seu papel com mais eficácia durante a gestão 2025/2028. O evento deste ano integra a programação do 3° Smart Cities Park, em Nova Petrópolis. 

O encontro, realizado no Centro de Eventos, iniciou com o painel de Boas-Vindas, que contou com a presença de autoridades e entidades parceiras. Em sua explanação, o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou a atuação da entidade, que tem sido há anos defensora dos interesses municipalistas gaúchos e que está sempre aberta para dialogar com todos os entes. 

Para ele, que está encerrando o segundo mandato, “este evento permite que quem está chegando no mundo público, ou já está há mais tempo, possa conhecer melhor e criar relacionamentos, bem como as oportunidades que irão  fazer toda a diferença na gestão municipal”, frisou Arruda. 

O presidente da Casa Municipalista Gaúcha reforçou em sua fala algumas pautas em que ainda é preciso avançar, como a conclusão das obras de acessos asfálticos; as ligações regionais; o avanço de programas para implantação de distritos industriais nos municípios; a concessão de pedágios; tornar a educação e a valorização de profissionais uma referência no país; e a redução das filas de exames e cirurgias. 

Na sua explanação, Arruda ainda abordou o tema das mudanças climáticas, que trouxe diversos desafios aos gestores atuais e ainda desafiará os novos gestores. “Precisamos tornar as nossas cidades mais resilientes, precisamos preparar as nossas Defesas Civil para realmente estarem preparadas e qualificadas, com conhecimento para operar o S2iD, com contatos no Estado, que saibam o que fazer quando acontecer um temporal, uma enchente; porque quando acontece, a gente ‘bate cabeça’”, explicou. “Tomara que vocês tenham planos de contingência para nunca usar, mas se precisar, todo mundo precisa saber o caminho, porque muitas vidas foram perdidas. É uma nova realidade e a Famurs, o governo do Estado e o governo federal estão dialogando para termos no RS cidades mais resilientes e preparadas”, justificou. 

O presidente da Famurs declarou ainda que os municípios gaúchos precisam trabalhar em conjunto e unidos, a fim de avançar e conquistar pautas prioritárias.  “Agora é o momento de nos prepararmos, organizarmos e criarmos gestões propositivas. Atuem por todos, a eleição passou; temos que zerar as mágoas, as disputas, pois quando os projetos são  voltados para todos os setores, de forma democrática e ampla, não tenho dúvida que vocês criarão ambientes de investimentos, qualidade de vida, e de transformações nas suas cidades”, afirmou. 

Na oportunidade, Arruda também destacou que o governo de Eduardo Leite tem sido uma das gestões estaduais mais parceiras dos municípios com inúmeros programas e ações, mas principalmente por ele ser um político do diálogo e da construção.  


Autoridades 

Integrando a mesa de abertura, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Wolf, desejou boas-vindas e fez uma manifestação de acolhimento aos participantes do encontro. Destacou a oportunidade do evento na busca por conhecimento e troca de experiência, tendo em vista o grande desafio que aguarda os novos gestores.  

Representando a Assembleia Legislativa do RS, o deputado Elizandro Sabino parabenizou o trabalho realizado pela Famurs, na pessoa do presidente Arruda, e ao líder municipalista Paulo Ziulkoski. Parabenizou também a entidade pela realização do evento, tão logo a realização das eleições. Afirmou que a ALRS é parceira dos municípios e que juntos, gestores municipais e legislativo, irão reconstruir o Rio Grande do Sul. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, compôs a mesa e, em sua fala, destacou a realização de projetos, investimentos e oportunidades do Estado junto aos municípios, depois de um período de colocar as contas públicas em dia. Conforme Polo, o RS tem muito a crescer e desenvolver ainda, apesar dos anos desafiadores que virão. 

Também presente na solenidade, a deputada estadual Adriana Lara ressaltou que é preciso romper a bolha da burocracia, a fim de não atravancar o desenvolvimento. Reforçou que o Brasil acontece nos municípios e nas cidades e que o maior programa social é a geração de emprego e renda. 

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, participou da abertura e destacou durante a sua fala os programas do governo, como o  bolsa qualificação, a fim de capacitar gaúchos para se habitarem nas vagas disponíveis no mercado de trabalho. 

O superintendente de Governos do Banrisul, André Perini, e o diretor-executivo de Serviços de Governo da Caixa, Cristiano Boaventura de Medeiros, também participaram da solenidade de abertura do evento, e destacaram a parceria das instituições junto aos municípios. Ambos os bancos estão com stands para atendimento aos gestores durante toda a programação do Smart Cities Park. 

Informações da notícia

Data de publicação: 29/10/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti