A Campanha Poste Limpo, da InternetSul, visa promover cidades mais limpas e conscientizar as concessionárias sobre as práticas de compartilhamento de postes

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, conheceu na tarde desta quarta-feira (23/10), a Campanha Poste Limpo, promovida pela Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul). A ação busca promover cidades mais limpas, organizadas, inteligentes e apresentar provedores como um dos principais parceiros do desenvolvimento sustentável dos municípios. 

A iniciativa, cujo objetivo é melhorar o aspecto em relação aos postes, foi apresentada pelo presidente da InternetSul, Fabio Badra; pelo diretor da Região Noroeste de Erechim, Adriano Vanzetto; pelo gerente executivo, Henrique Prudencio; e pela diretora jurídica, Andréa Abreu Fattori. “Nosso foco é na situação caótica nos postes, com cabos não regulamentados”, destacou Vanzetto, ressaltando que apenas em Erechim foi recolhido e destinado corretamente cerca de 10 toneladas de cabos recolhidos. Conforme o presidente Badra, a campanha não tem apenas um viés estético. “Estamos falando de risco à vida, pois alguns cabos podem estar caídos e energizados”, alertou. 

Para o presidente da Famurs, a retirada de cabos abandonados muda a estética da cidade, mas ainda falta clareza quanto a gestão dos postes. “Precisamos deixar mais claro e orientar os gestores sobre a manutenção dos cabos. O desafio é integrar os provedores e evitar imagens que parecem cenário de guerra”, frisou Arruda. 

A ideia dos gestores agora é apresentar a campanha para prefeitos e secretários municipais, durante as atividades da Famurs no Smart Cities Park, de 29 a 31 de outubro, em Nova Petrópolis. 

Informações da notícia

Data de publicação: 23/10/2024