Para a entidade, o momento é significativo para a economia do estado e dos municípios gaúchos

A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho aconteceu oficialmente na manhã desta segunda-feira (21/10). Às 8h03, vindo de Campinas (SP), pousou o primeiro voo comercial cinco meses após o fechamento do aeroporto, no dia 3 de maio, devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, acompanhou o ato. 

Para a entidade, o momento é significativo e representa alegria para o RS e para os municípios gaúchos. “O aeroporto e a logística aérea representam muito para a economia dos municípios. É o turismo, o comércio, a indústria, todos os gaúchos e o Brasil conectados com o nosso estado. É um novo momento, depois de tudo que aconteceu, mostramos para o Brasil e para o mundo que o RS não desiste, não para e é resiliente e, com certeza, orgulha todos os gaúchos. Nós somos capazes de vencer e nós estamos reerguendo o Rio Grande do Sul. Vamos aproveitar que o RS está, de novo, conectado, com o Aeroporto Salgado Filho funcionando”, declarou o presidente Arruda. 

O primeiro voo na capital gaúcha também foi recepcionado pelo governador do Estado, Eduardo Leite; pelo ministro-chefe da Comunicação, Paulo Pimenta; o secretário do Turismo do RS, Ronaldo Santini; o CEO da Azul, John Rodgerson; e o Assessor da Presidência da GOL, Alberto Fajerman. 

Conforme a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, a retomada das operações será de forma gradual. Na primeira etapa, a operação contará com pista reduzida e o aeroporto será capaz de receber até 128 voos domésticos por dia, entre 8h e 22h, representando cerca de 70% do total de voos que o Salgado Filho recebia antes da enchente. A previsão é de que operação seja retomada em sua totalidade no dia 16 de dezembro, inclusive com voos internacionais. 

Inicialmente o terminal, em Porto Alegre, receberá voos de Campinas, São Paulo e Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba (PR), Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana (RS). Já em dezembro, a previsão é o retorno de voos para Cidade do Panamá e em janeiro, Buenos Aires, Lima e Santiago. 

Informações da notícia

Data de publicação: 21/10/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti