Evento promovido pela Rádio Gaúcha, em parceria com a Famurs, foi realizado nesta terça-feira na 47ª Expointer
A retomada do estado, após as enchentes que atingiram o RS, foi tema do Fórum da Reconstrução do Rio Grande do Sul, evento que o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou da abertura nesta terça-feira (27/08). Promovido pela Rádio Gaúcha, em parceria com a Famurs e com Associação dos Municípios Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o encontro reuniu autoridades e lideranças políticas no Auditório da Farsul, na 47ª Expointer.
Em sua explanação, o presidente Arruda abordou temas que são de interesse das prefeituras gaúchas, como as 35 mil moradias que ainda precisam ser reconstruídas; os 700 mil quilômetros de estradas vicinais que precisam ser recuperados; a renegociação da dívida do Estado com a União; além de outros desafios do agro. Arruda ainda destacou a necessidade de união entre municípios, Estado e governo federal, para que se possa avançar nas pautas e fazer a diferença na vida de quem realmente importa, o cidadão.
A abertura também contou com a presença do governador Eduardo Leite, que abordou uma série de medidas e ações realizadas pelo estado, com o uso de recursos fundo a fundo para os municípios, utilizados em ações de combate aos problemas causados pela tragédia ambiental. Também relatou que será necessário um tempo para que todas as obras sejam realizadas e medidas necessárias sejam adotadas, trazendo exemplos dos Países Baixos e seu sistema de proteção contra enchentes.
Também presente, o ministro de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, que destacou que, além dos problemas da enchente, o período de estiagem que deve se aproximar. Na oportunidade, anunciou que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deve vir à Expointer na próxima sexta-feira (30/08) e anunciar algumas medidas importantes para o setor.
A abertura inda contou com a participação do diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti; do presidente da Farsul, Gedeão Pereira; do presidente da Granpal, Murilo Machado; do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adolfo Brito; e do secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proença.
Informações da notícia
Data de publicação: 27/08/2024
Créditos: Ellen Renner
Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti