Encontro com educadores de todo o RS debateu os direitos de aprendizagem e regime de colaboração

A diretoria da Famurs participou na quarta-feira (14/08) do Encontro Formativo do Programa Alfabetiza Tchê, evento para educadores promovido pela entidade em colaboração com a Secretaria de Educação do RS (Seduc/RS) e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS). O evento teve como foco os direitos de aprendizagem e o regime de colaboração, refletindo a importância da alfabetização e das práticas educacionais no estado. 

A cerimônia de abertura contou a apresentação de alunas da rede estadual e falas institucionais dos representantes das três entidades organizadoras. Representando o presidente Marcelo Arruda, o superintende de Assuntos Municipais, David Freitas, destacou a importância do encontro a massiva participação dos educadores. 

A presidente da Undime, Maristela Guasselli, destacou os desafios enfrentados pelo estado e elogiou a expressiva participação dos municípios gaúchos no encontro e a abordagem colaborativa da atual gestão da Seduc/RS. Guasselli também enfatizou a necessidade de um compromisso contínuo com a educação e a importância da responsabilidade dos gestores para além de seus mandatos.

A secretária-adjunta de Educação,  Stefanie Eskereski, também destacou a mobilização dos municípios e parabenizou as equipes pelo empenho e dedicação na construção da política de alfabetização no estado.

Durante o evento, a coordenadora-geral de Alfabetização no Ministério da Educação, Mônica de Souza, elucidou o que se espera do regime de colaboração, abordando o papel dos gestores e articuladores regionais e municipais na promoção da alfabetização nas comunidades. Sua palestra ofereceu uma visão aprofundada sobre como a colaboração entre diferentes níveis de gestão pode impactar positivamente a alfabetização.

A manhã do evento ainda teve a apresentação do panorama detalhado das metas e estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apresentado pela articuladora da Undime, Driele Severo, e pela chefe da Divisão de Fortalecimento da Alfabetização em Regime de Colaboração da Seduc, Sandra Betiatto.

O encontro seguiu no turno da tarde com palestras sobre direito de aprendizagem e alfabetização até o final do 2º ano , os indicadores de alfabetização e o Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil.

O coordenador-geral da Famurs, André Severo, também prestigiou a abertura do evento, realizado no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. 

Informações da notícia

Fonte: Undime/RS

Data de publicação: 16/08/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Priscila Valerio