Municípios gaúchos têm encontrado dificuldade para recolher, guardar e destinar elevado número de veículos abandonados

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, visitou na manhã desta quinta-feira (18/07) o novo diretor do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), Edir Pedro Domeneghini. O encontro tratou sobre assuntos que impactam os municípios e os cidadãos, em especial, a pesquisa que está sendo realizada pela Federação sobre veículos abandonados nas vias públicas. 

Conforme a Área Técnica de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, a pesquisa surgiu em virtude da vigência da última alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – a Lei nº 14.599/2023, que incluiu o art. 279-A ao texto da Lei nº 9.503/1997. Diante do crescente número de veículo abandonados nas vias públicas e, consequentemente, a dificuldade encontrada pelos municípios no recolhimento, guarda e destinação destes veículos, a entidade viu a necessidade de levantar dados para, junto às prefeituras e instituições representativas, construir uma solução efetiva, um planejamento e uma previsão orçamentária junto a autarquia.

Na oportunidade, Arruda e Domeneghini conversaram sobre a renovação de convênios do DetranRS junto aos municípios, o Termo de Cooperação Institucional, e a necessidade de alinhamento para ações e proximidade do órgão com os municípios gaúchos. 

Também participaram do encontro, representando a Famurs, o superintendente Administrativo e Financeiro, Rogenio Cavalar, e a assessora técnica Manoela Guns. Representando o DetranRS, a diretora Institucional, Maria Edi de Moraes Gonzaga, e o diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Brum Peixoto. 

Informações da notícia

Data de publicação: 18/07/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Leonardo Bortolotto