Portarias do Ministério das Cidades foram apresentadas aos prefeitos com a intenção de aproximar os gestores municipais de imóveis que integram o programa Minha Casa, Minha Vida

A perda das moradias, além de bens materiais, representa a perda de segurança e dignidade para muitas pessoas. Diante desse cenário desolador, surgem diversas alternativas para devolver dignidade às famílias afetadas. Afinal, os abrigos coletivos são temporários e soluções definitivas precisam ser criadas. Por isso, o painel de habitação do  42º Congresso de Municípios do RS, promovido pela Famurs, contou com o representante da Secretaria Nacional de Habitação, Giordano Zani, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin.

As portarias do Ministério das Cidades foram apresentadas aos prefeitos com a intenção de aproximar os gestores municipais das soluções de compra e venda de imóveis pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). De acordo com Zani, mais de 5 mil unidades já estão disponíveis no sistema. E ainda é possível que as famílias façam as buscas e escolham o imóvel ideal para suas necessidades. E que ainda é possível que essa escolha ocorra fora do sistema, então basta o vendedor anunciar seu imóvel já identificando o comprador interessado. Scalabrin explicou que a jornada é 100% digital. “É como se fosse o tinder da habitação. Assim que ocorrer o match entre o imóvel ofertado e a família necessitada, a Caixa realiza a compra e a doação”, explica.

Giordano Zani destacou que em breve uma nova portaria será lançada para a contratação de novos empreendimentos, afinal a devastação foi tamanha que estudos apontaram que as resoluções já publicadas não seriam suficientes. Renato Scalabrin apresentou também o Programa Finisa Calamidade e Emergência, que facilita o acesso ao crédito para as prefeituras.

Conforme os representantes do governo federal, essas iniciativas visam não apenas proporcionar um teto seguro, mas também restaurar a esperança e a estabilidade emocional das famílias afetadas. A jornada dessa recuperação é um testemunho da resiliência e solidariedade humana em tempos de crise.

O 42º Congresso de Municípios do RS foi organizado pela Famurs e contou com o patrocínio do Banrisul, Badesul, BRDE, GovBR, 1Doc, Aprende Brasil, System e Caixa. E, ainda, apoio da CNM, Granpal, Planalto, Crea/RS e Emater.

Informações da notícia

Data de publicação: 18/07/2024

Créditos: Camila Batista

Créditos das Fotos: Igor Flamel