Arca Digital. A iniciativa visa oferecer consultas online e gratuitas para cães e gatos afetados pelas enchentes que assolaram os municípios gaúchos.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), se uniu a Dr. Mep - plataforma de telemedicina veterinária, e a 1Doc em prol do lançamento do projeto da Arca Digital. A iniciativa visa oferecer consultas online e gratuitas para cães e gatos afetados pelas enchentes que assolaram os municípios gaúchos.

Prevenindo problemas futuros, a ação está um passo à frente no cuidado de animais, tanto na questão do bem estar, quanto no impacto na saúde pública, já que animais podem ser vetores de doenças zoonóticas, como raiva, leptospirose e toxoplasmose, representando um perigo para a saúde da população. Principalmente, após contato com a água contaminada.

Durante o período de calamidade pública, ONGs, órgãos e sociedade civil poderão utilizar o benefício 24 horas por dia, 7 dias por semana. O benefício já está disponível pela página da Dr. Mep, através do endereço eletrônico app.drmep.com/ajudars.

O processo para utilização é simples e segue apenas três passos: a pessoa acessa a página da Arca Digital para fazer o cadastro pessoal e do(s) pet(s); após o login, a pessoa será redirecionada para a página da Arca Digital e indicará qual pet precisa de atendimento; por fim, ao clicar em "solicitar consulta", a pessoa automaticamente entrará na fila de espera para ser atendida.  

O projeto Arca Digital busca ainda apoiar os tutores e os responsáveis por animais em lar temporário que enfrentam limitação de recursos e desafios logísticos, e precisam de orientação e pronto atendimento. A tele orientação auxiliará as pessoas a priorizarem os casos que precisam de cuidado emergencial.

Informações da notícia

Data de publicação: 27/06/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567