Para o presidente da Famurs, falta de recurso garantido pode levar municípios ao colapso

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, palestrou nesta quarta-feira (26/06) no Tá Na Mesa, tradicional evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). A reunião-almoço, que contou com a presença de prefeitos, autoridades e empresários gaúchos, teve como tema “A reconstrução do RS através dos municípios”. 

Durante o painel, Arruda destacou as atuais e futuras ações da Famurs na defesa dos municípios pós-calamidade pública, causada pelas enchentes e que afetou direta ou indiretamente 478 municípios gaúchos. Ele ainda alertou sobre a necessidade de haver a garantia de recursos, algo fundamental para que as administrações municipais não entrem em colapso. 

Conforme apresentado pelo presidente da Famurs, as ações e antecipações de recursos do governo federal resolvem um pequeno percentual, mas não todo o problema enfrentado pelos gestores municipais. Lembrou ainda, que alguns municípios já enfrentam seu oitavo evento climático em menos de um ano. “O recurso precisa chegar fácil e de forma rápida. Precisa haver garantias ou vai faltar dinheiro para obras e infraestrutura. O gestor público precisa fazer o seu trabalho, mas é necessário o recurso lá na ponta para não haver precarização dos serviços públicos”, reforçou. 

Na apresentação, Arruda salientou a importante presença de prefeitos e demais autoridades na Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do RS, realizada em parceria com a CNM nos dias 2 e 3 de julho. O objetivo do evento é sensibilizar o Congresso Nacional para viabilizar e garantir orçamento aos cofres municipais. “Não tem plano B ou C, tem o plano A, que é socorrer o RS. Precisamos de recursos para manter os municípios vivos, para manter a quarta maior economia do Brasil atuante”, declarou. 

O presidente Arruda também aproveitou para convidar os presentes para o 42º Congresso de Municípios do RS, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, na AMRIGS, em Porto Alegre. O encontro irá tratar da reconstrução do estado aliada com a prevenção das cidades frente a novos eventos climáticos. 

Na oportunidade, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou a falta de conexão das ações governamentais com a realidade enfrentada pelos municípios, frisando que as medidas estão muito aquém da magnitude da calamidade. “É uma vergonha o RS não ser atendido neste momento tão difícil”, lamentou. 

A reunião-almoço promovida pela Federasul reúne empresários e executivos para discutir ideias, tendências, ações e projetos ligados ao desenvolvimento econômico, político e social do estado e do país. O Tá Na Mesa é considerado um dos principais pontos de encontro do mundo empresarial do RS.

Assista o evento na íntegra:

Informações da notícia

Data de publicação: 26/06/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti