Encontro contou com representantes do BID, da CEPAL e da FAO tratou de encaminhamentos para a reconstrução dos sistemas produtivos do setor agropecuário gaúcho, após os danos causados pelas enchentes de maio

A Famurs, representada pelo coordenador de Agricultura da Famurs, Mário Nascimento, participou de uma reunião nesta quarta-feira (19/06) com uma comitiva internacional para avaliar as perdas do agro gaúcho. O encontro teve o objetivo de tratar sobre os danos causados pelas enchentes e buscar encaminhamentos para a reconstrução dos sistemas produtivos do setor agropecuário do RS.

Durante o encontro, que contou com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Famurs sugeriu a criação de um programa nos moldes do RS Rural, com investimentos para ações de infraestrutura e custeio nos municípios e no setor produtivo. A ideia é a criação de um programa com recursos a fundo perdido e com juros subsidiados para infraestrutura urbana e rural para o setor público (estradas, pontes, pontilhões, bueiros, ruas saneamento básico e pluvial) e setor privado (contrução de açudes e barragens, práticas conservacionistas de uso, manejo, conservação e recuperação de solos) além de outras ações na área social.

De acordo com o coordenador Nascimento, a sugestão foi bem recebida pela comitiva internacional e também pelo Governo do Estado, através da representação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS (SRD), Emater e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi). Os gestores ficaram de promover estudos para viabilizar a implementação deste novo programa.

“Iniciativas como essa são importantes neste momento de retoma e reconstrução do agro gaúcho, tanto na área da avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite como na produção de grãos na agricultura. Precisa-se de investimento na infraestrutura que foi destruída no Estado pelas enchentes. Por isso é imprescindível a retoma de um programa que traz recursos em forma de doação e com juros mais baixos ou subsidiados, para investimento tanto para os municípios como para o produtor rural”, explicou Nascimento.

Programa RS Rural
De 2003 a 2005, o governo do Estado investiu R$ 145 milhões em projetos de infraestrutura básica, geração de renda e manejo de recursos naturais. Foram mais de 5 mil contratos firmados, aplicados em 430 municípios. Com a verba – destinada pelo governo do Estado, Banco Mundial e com contrapartida das prefeituras e produtores – foram construídas moradias, banheiros, redes de água e rede elétrica.

Informações da notícia

Data de publicação: 21/06/2024

Créditos: Ellen Renner