Esteio – Os prefeitos que tomarão posse em janeiro de 2013 irão se deparar com uma série de obstáculos para realizar um bom governo.

Esteio – Os prefeitos que tomarão posse em janeiro de 2013 irão se deparar com uma série de obstáculos para realizar um bom governo. Entre as dificuldades previstas estão a falta de recursos, a burocracia e as imposições da lei. Esses são exemplos de desafios que os novos gestores enfrentarão nos próximos quatro anos. O assunto foi tema do seminário "Pressupostos de uma Gestão Pública Eficiente", realizado em um restaurante, no centro de Esteio.

De acordo com o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, palestrante do evento, a criação de uma série de programas federais de investimento exigiu a qualificação da gestão pública. "As políticas públicas da União trouxeram uma grande demanda de ações e custos para os municípios. A população está mais exigente", afirmou Vanazzi ao elencar a abertura de vagas em creches, a construção de unidades de saúde básica e o pagamento do piso salarial dos professores como requisitos que a sociedade cobra dos prefeitos.

Durante sua apresentação, Vanazzi também advertiu que a burocracia da máquina pública emperra o desenvolvimento dos municípios, uma vez que dificulta a realização de ações à população. "Temos uma série de compromissos que não conseguimos cumprir devido à burocratização do Estado", lamentou.

Outro obstáculo à administração pública são os órgãos de fiscalização, segundo o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato. O representante do governo estadual conta que o excesso de restrições inviabiliza a realização de ações eficientes. "Para cada ação de 'fazer', existem dez para o 'não fazer'", lamentou Busato. O secretário sugere que é preciso ter capacidade técnica, com sensibilidade política para vencer os desafios da gestão municipal. "É melhor errar do que não fazer", recomendou.

Organizado pela prefeitura de Esteio, o seminário foi realizado no dia 30 de novembro e contou com a participação dos prefeitos de Esteio, Gilmar Rinaldi, e de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 251

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 04/12/2012