PRESERVAR para garantir um FUTURO SUSTENTÁVEL para todos os gaúchos.

Hoje, 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data ganha uma atenção especial no Rio Grande do Sul neste momento pós desastre. A partir das enchentes históricas que têm assolado o estado, a Famurs ressalta a importância de uma abordagem ampla e integrada para lidar com os impactos das mudanças climáticas e a gestão do meio ambiente.

Além das ações emergenciais e de reconstrução dos municípios gaúchos, a data convida à reflexão e proteção ambiental, como uma bandeira fundamental para a longevidade, pois segundo o presidente da Federação, Marcelo Arruda, “é urgente que todos os setores da sociedade se unam em prol da preservação ambiental e da construção de um futuro mais sustentável. Essa é uma oportunidade para renovarmos o compromisso com a proteção do planeta para as gerações presentes e futuras.”

Os últimos acontecimentos climáticos são um lembrete de que a humanidade é parte integrante da natureza e a sua existência está entrelaçada com a saúde e a vitalidade do meio ambiente. O momento evidencia os desafios enfrentados, como a perda de biodiversidade, a poluição do ar e da água, as mudanças climáticas e a degradação dos ecossistemas.

Conforme Arruda, “as mudanças climáticas são uma realidade e estamos sentindo na pele as tragédias geradas por elas. Mudar esse cenário não é simples e envolve muitas frentes de trabalho. Por isso, é muito importante refletirmos sobre as nossas ações em todos os ambientes.”

No entanto, é preciso reconhecer os esforços coletivos em prol da retomada do RS e construção de uma nova conscientização ambiental. Desde a reciclagem até o plantio de árvores, todos podem contribuir para um futuro mais sustentável.

Curiosidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo. O objetivo da inserção da data no calendário mundial foi para conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais e chamar a atenção aos problemas ambientais.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/06/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567