Iniciativa atende recomendação do MPT-RS e  objetiva reduzir prejuízos à população atingida.

"Auxiliar os municípios do Rio Grande do Sul, principalmente neste momento de pós desastre em apoio às vítimas das cheias, bem como a cumprirem com eficiência as atribuições da Gestão Pública, são compromissos da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs)", segundo o presidente Marcelo Arruda.

Neste contexto, a partir da quinta-feira (30), considerando a necessidade de agilizar e facilitar os processos administrativos relacionados à emissão de atestados de trabalho durante o estado de calamidade vivênciada no estado, a Famurs em parceria com a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec), através de Acordo de Cooperação, viabilizará aos municípios interessados plataforma gratuita para emissão de documentação.

A iniciativa, por meio de sistema de informática desenvolvido pela CanoasTec contará com a hospedagem do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e, possibilita a emissão do Atestados de Calamidade e de Mobilidade. Mas, não apensas isso, na plataforma ainda é possível acessar outros dois sistemas de apoio: o de Diagnóstico do Impacto Financeiro e Econômico nas Empresas e o para Cadastro do Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

Esse suporte vem ao encontro da recomendação do Ministério Público do Trabalho do RS (MPT-RS) sobre a emissão gratuita de atestados de exposição direta a alagamentos e enchentes, e em cumprimento do Decreto nº 22.647, emitido em 2 de maio de 2024, que trata acerca da responsabilidade dos municípios alimentarem o sistema com os CEPs afetados, nos quais os trabalhadores foram ou encontram-se impossibilitados de comparecer em suas atividades laborais e/ou na prestação de seus serviços.

A utilização da ferramenta ofertada na plataforma digital é gratuita e ficará disponível durante todo período de calamidade. O Município que manifestar interesse no sistema precisa assinar o Termo de Responsabilidadem, que está disponível (anexado abaixo) e enviar para o setor de Tecnologia da Informação (TI) da Famurs, através de e-mail (informá[email protected]). Dúvidas e informações poderão ser sanadas com o assessor técnico Fernando Guntzel, pelo telefone ou WhatsApp (51) 99330-4060.

Em virtude da confidencialidade de dados, a partir do recebimento da senha o município fica responsável por garantir que apenas os servidores autorizados tenham acesso a ferramenta. A CanoasTec também tem a responsabilidade de manter a segurança e a integridade das informações e dos documentos armazenados na plataforma, bem como por fornecer suporte técnico em caso de necessidade.

A medida visa amenizar os prejuízos dos trabalhadores afetados pelas enchentes que não puderem comparecer ao trabalho. Logo, os principais beneficiados são a população que foi ou está alocada em abrigos públicos, descolada temporariamente de suas residências e aquelas que residem em zonas de inundação.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/05/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567