Reunião contou com a presença virtual de mais de 20 municípios gaúchos

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, participou na última terça-feira (21/05), de uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, para analisar soluções disponíveis pelo governo federal para reconstrução de moradias no RS. O encontro também contou com a participação, de forma virtual, de mais de 20 municípios do RS que já haviam preenchido o formulário de estimativa das necessidades habitacionais

A pesquisa, conforme o Ministério das Cidades, tem o objetivo de colher as necessidades de moradias das famílias desalojadas em áreas urbanas e rurais em cada cidade gaúcha. O ministro Jader destacou a importância de todas as prefeituras com famílias atingidas pelas chuvas preencherem o formulário, que servirá como ponto de partida para o governo planejar ações para suprir a demanda por habitações em conjunto com os entes federados. 

Jader explicou que essa é uma primeira reunião para saber a realidade das cidades e alinhar ações. “Queremos, em parceria com os municípios, buscar soluções ágeis e métodos inovadores para atender as famílias atingidas o mais rápido possível”, afirmou. 

Também presente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que o governo federal quer buscar as melhores alternativas, juntamente dos municípios, para “encaminhar soluções concretas para repor a casa das famílias que perderam suas habitações”.

O encontro do dia 21 contou com a participação de prefeitos e representantes de Arroio do Tigre, Quaraí, Igrejinha, Santa Cruz do Sul, Liberato Salzano, Nova Santa Rita, Bom Retiro do Sul, Serafina Corrêa, Parobé, General Câmara, Manoel Viana, Engenho Velho, Arroio Grande, Guaporé, Novo Barreiro, Agudo, São Sepé, Sobradinho, Campo Bom, Novo Hamburgo, Rolante, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. Na oportunidade, eles relataram a realidade de suas regiões. Conforme o presidente Orsi, que também é prefeito de Campo Bom, muitas famílias precisão ser realocadas e sugeriu a construção de casas de PVC para agilizar as obras. 

Até a tarde desta quinta-feira (23/04), 48 municípios gaúchos preencheram o formulário disponível no portal do Ministério das Cidades. 

Informações da notícia

Fonte: Ministério das Cidades

Data de publicação: 24/05/2024

Créditos: Ellen Renner