Encontro foi proposto pelo Ministério das Relações Institucionais e Secretaria Especial de Assuntos Federativos. Presidente da Famurs reforçou pedido de estender a todos os municípios gaúchos a cota extra do FPM

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, participou na tarde de terça-feira (21/05), de uma reunião em Brasília com presidentes das federações de municípios e secretários de consórcios de todo o Brasil, para tratar sobre a importância dos auxílios federais, especialmente do FPM. O encontro foi proposto pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e pelo secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. 

Em sua explanação, o presidente Orsi reforçou que todo estado se encontra em calamidade e pediu antecipação da cota extra do FPM para todos os municípios gaúchos, sem exceção. “Ainda temos muitos municípios embaixo d’água e é claro que todo o estado está calamidade agora. Fica óbvio que vamos sofrer por muitos meses, talvez anos, com a questão da queda do ICMS e precisamos de todo ajuda possível do governo agora”, justificou. 

Conforme o ministro Padilha, neste momento o governo tem dado toda atenção ao Rio Grande do Sul para poderem atender, da melhor forma possível, os municípios, prefeitos, população, produtores e todos aqueles impactados. 

A fim de auxiliar os municípios gaúchos, reconhecendo que todo o estado vive um momento delicado, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre, sugeriu que, caso não seja possível uma parcela inteira, que seja repassada meia parcela para os municípios em estado de emergência, a fim de dar suporte a todas as cidades. Segundo Orsi, desta forma, pelo menos 80% dos municípios impactos pelos temporais seriam contemplados. 

Informações da notícia

Data de publicação: 22/05/2024

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Milene Guedes