Presidente da Federação dos Municípios, Luciano Orsi, confirma participação em reunião que visa tratar acerca dos encaminhamentos para viabilização do recebimento do Auxílio Reconstrução às famílias vítimas da tragédia climática que vive o RS.

Para apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul o presidente da Famurs, Luciano Orsi, foi convidado pelo Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República, Paulo Pimenta, para participar da reunião que dará sequência ao anúncio presidente Lula, em relação ao Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100 por família.

A reunião que acontecerá no Palácio do Planalto, ao final da tarde desta segunda-feira (21), contará também com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés e equipe Técnica do Ministério de Gestão e Inovação.

Será a partir do diálogo e detalhamento pontuado na oportunidade, que o Governo Federal realizará cruzamentos com outras bases de dados para habilitação das famílias que poderão ser beneficiadas pelo Auxílio Reconstrução.

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, confirma sua participação e destaca que: “Este é o momento para trabalharmos juntos em prol da viabilização da reconstrução do nosso estado, do nosso Rio Grande do Sul. Para isso, precisamos de novos recursos. Estamos entre mais de 70 prefeitos gaúchos presentes em Brasília, participando não apenas da Marcha mas de diversas reuniões. Precisamos de toda articulação entre os governos municipal, estadual e principalmente federal para enfrentar a crise instalada pós desastre climático.”

Novo ofício ao Congresso Nacional

A Famurs já organizou um novo ofício enfatizando alguns pedidos ao Congresso Nacional e está na expectativa de entrega durante reunião, através do presidente Orsi ao presidente Lula, junto aos Ministros Elizeu Padilha e Paulo Pimenta.

O documento ressalta a importância do repasse da cota do FPM a todos os 497 municípios gaúchos e não apenas os em calamidade, também aborda a questão de suspensão dos débitos previdenciários, e ainda busca apoio à reconstrução de estradas e pontes inúmeras destruídas, que impedem a circulação e a retomada para o desenvolvimento dos municípios do RS.

Informações da notícia

Data de publicação: 20/05/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567