Pedido visa possibilitar que municípios afetados possam reorganizar prioridades e alocar recursos visando a mitigação dos impactos causados pelas fortes chuvas no RS

Em ofício encaminhado ao governador do RS, Eduardo Leite, e ao ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a Famurs solicitou a prorrogação de todas as datas de convênios e contratos de repasse estabelecidos pelos municípios com o Estado e a com a União. O documento foi encaminhado nesta quarta-feira (8/05). 
A entidade, que representa os 497 municípios gaúchos, entende que a prorrogação dos prazos se faz necessária para possibilitar que os municípios afetados possam reorganizar suas prioridades e alocar recursos de maneira adequada, visando o enfrentamento e a mitigação dos impactos causados pela situação de calamidade pública. Até às 18h desta quarta-feira, foram registrados 425 municípios afetados, 100 óbitos, 67 mil desabrigados e 163 mil desalojados. 
“Nós pedimos que essa medida seja adotada, tanto pelo governo estadual como federal, para podermos garantir a continuação de ações e projetos em andamento, bem como a efetivação das medidas necessárias para a recuperação das áreas afetadas”, relatou o presidente da Famurs e prefeito de Campo bom, Luciano Orsi. 

Informações da notícia

Data de publicação: 08/05/2024

Créditos: Ellen Renner