Entidade teme que recursos emergenciais sejam bloqueados, agravando ainda mais a situação já enfrentada pelos municípios gaúchos

A Famurs encaminhou nesta quarta-feira (8/05) um ofício ao governador Eduardo Leite solicitando a suspensão imediata da inclusão dos municípios no Cadastro de Inadimplentes (Cadin), quando o motivo não seja diretamente relacionado a má gestão financeira ou ações fraudulentas. Entre as razões para tal medida, a principal é a liberação de recursos emergenciais essenciais ao enfrentamento dos desastres causados pelos últimos eventos climáticos no RS. 
"Diversos municípios enfrentam desafios financeiros e operacionais, e a inclusão deles no Cadin implica diretamente no bloqueio de recursos emergenciais, que neste momento são vitais para a continuidade e efetividade das ações de respostas a calamidade”, explica o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
A Famurs ressaltou no documento que a manutenção dos municípios no Cadin pode comprometer gravemente a capacidade de respostas emergenciais, prejudicando diretamente a população afetada e a eficácia das medidas de socorro e recuperação. 

Informações da notícia

Data de publicação: 08/05/2024

Créditos: Ellen Renner