Evento acontece no Nau Live Spaces, nos dias 16 e 17 de abril. Ingressos estão disponíveis no 2º lote

Nos dias 16 e 17 de abril, o Nau Live Spaces vai sediar o III Seminário de Comunicação, evento promovido pela Famurs. A edição deste ano tem como tema a gestão da comunicação, marketing e inovação em período eleitoral. Promovido pelo setor de Comunicação e Marketing da Famurs, e com o apoio institucional da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos/PUC-RS), o evento está com inscrições abertas, com ingressos de segundo lote disponíveis. 

Conforme a coordenadora de Comunicação e Marketing da Famurs, Monique Mendes, a escolha do tema se deu devido às muitas dúvidas que pairam entre os profissionais que trabalham com comunicação e gestão pública em ano eleitoral. Desta forma, o evento procura auxiliar esses profissionais, ampliando o conhecimento e promovendo o debate sobre essa importante temática. “É fundamental as prefeituras e assessorias estarem atentas e adequar seus planos de comunicação, respeitando os cumprimentos às exigências da legislação eleitoral. Os impactos vão além das redes sociais, mas também, interferem em materiais impressos, produtos e serviços de comunicação e divulgação”, explica. 

De acordo com Monique, o evento busca trazer conhecimento técnico, prático, aproximar os profissionais do mercado e qualificar as assessorias de comunicação e marketing de todo o estado, promovendo debates na área, com pautas relevantes e que estão em voga no momento. “Em ano eleitoral, a comunicação institucional sofre alterações e uma série de ajustes são necessários para que os setores de comunicação e marketing se adequem e evitem problemas. A comunicação precisa ter abordagem estritamente informativa; focada na prestação de serviços ao cidadão”. 

Durante dois dias de evento, painéis irão abordar, entre outros assuntos, vedações, pesquisa eleitoral, comunicação com pouco recurso, inteligência artificial e comunicação em período de crise. O evento encerra com um game político, em que os participantes realizarão uma dinâmica prática de atividades típicas em campanha eleitoral.

Além dos profissionais de comunicação, o seminário também é voltado para  prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, pré-candidatos, departamentos jurídicos, estudantes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, e demais interessados em aprender sobre legislação, tendências de comunicação e práticas inovadoras. 

Para o Presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, a comunicação pública responsável e qualificada é um dever das prefeituras, sendo parte fundamental de toda gestão. A população precisa estar informada, confiar na fonte, ser respeitada e ouvida.  Por isso, debater boas práticas de comunicação e qualificar os nossos profissionais e assessorias de todo o Rio Grande do Sul, vai auxiliar na qualificação deste processo. O seminário de Comunicação da Famurs é uma excelente oportunidade de dialogar com especialistas do mercado e fazer uma imersão de aprendizado e networking em dois dias de evento.


Confira abaixo programação completa do III Seminário de Comunicação da Famurs:


16 de abril | terça-feira 

 8h30 – CREDENCIAMENTO

 9h – BOAS-VINDAS FAMURS

- Monique Mendes, coordenadora de Comunicação e Marketing da Famurs

- Luciano Orsi, presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom

 

9h30 – REDES SOCIAIS EM PERÍODO ELEITORAL

- Gabriele Valgoi, advogada especialista em direito eleitoral e professora da DPM 

- Mediação: Voltaire Santos, diretor de Difusão na Secom da Presidência da República


10h30 – TENDÊNCIAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES

- Zeca Honorato, publicitário e fundador da ZK Comunicação e Relacionamento

 

11h30 – COMO DESENVOLVER BOTS PARA SERVIÇOS DAS PREFEITURAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

- Marco Orochio, engenheiro eletrônico e fundador da Supernova MVNO/Dendron Tecnologia

- Mediação: Moreno Osório, professor da PUC-RS e cofundador do Farol Jornalismo


12h30 – INTERVALO PARA ALMOÇO


14h – PESQUISA ELEITORAL: DIFERENTES MODELOS E APLICAÇÕES

- José Luiz Fuscaldo, jornalista, publicitário e diretor da Região Sul do Camp

 - Gabriel de Oliveira, advogado especialista em Direito Eleitoral

- Margrid Sauer, professora de Metodologia e Pesquisa e sócia-diretora do Instituto Methodus

 

15h – COMO SER RELEVANTE NO JORNALISMO POLÍTICO NO MUNDO DE NOTÍCIAS INSTANTÂNEAS

- Rodrigo Lopes, jornalista e colunista de política nacional e internacional do Grupo RBS

- Paulo Sérgio Pinto, vice-presidente da Rede Pampa

- Fabiano Brasil, jornalista e apresentador da Band RS

- Mediação: Janis Loureiro, jornalista especialista em Geopolítica, Relações Internacionais e Comunicação e Marketing


16h – PREFEITOS E A COMUNICAÇÃO CRIATIVA

- Ana Tarouco, prefeita de Santana do Livramento

- Fernando Prestes, diretor de Comunicação da Prefeitura de Santana do Livramento

- Marcos Aguzzoli, prefeito de São Francisco de Paula

- Carolina Andriola, diretora de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Paula

- Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom 

- Mediação: Luiz Henrique Barbudinho, influencer digital de projetos políticos


17h30 - ENCERRAMENTO E HAPPY HOUR


17 de abril | quarta-feira

 9h – BASTIDORES DA COMUNICAÇÃO NOS GOVERNOS EM PERÍODO DE CRISE

- Analice Bolzan, diretora de Relações Públicas do TJRS

- Júlia Machado, professora da PUC-RS e especialista em planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem

- Mediação: Voltaire Santos, diretor de Difusão na Secom da Presidência da República


10h – NÃO VACILE: PUBLICIDADE INSTITUCIONAL NAS ELEIÇÕES 2024

- Lieverson Perin, advogado especialista em Direito Eleitoral

- Giovani Gafforelli, jornalista e secretário-adjunto de Comunicação da Prefeitura de Canoas


11h – COMO FAZER COMUNICAÇÃO COM POUCO RECURSO

- Ângelo Müller, professor na PUC-RS e especialista em campanhas de marketing político e eleitoral 

- Aminie Cardoso, assessora de Comunicação da Famurs

- Guilherme Pedrotti, social media e fotógrafo da Famurs 

- Mediação: Monique Mendes, coordenadora de Comunicação e Marketing da Famurs


12h – INTERVALO PARA ALMOÇO

 

13H30 – GAME POLÍTICO

- Monique Mendes, coordenadora de Comunicação e Marketing da Famurs

- Zeca Honorato, publicitário e fundador da ZK Comunicação e Relacionamento


15h30 – ENCERRAMENTO

Informações da notícia

Data de publicação: 10/04/2024

Créditos: Ellen Renner