Principal encontro estadual de tecnologia para prefeituras, reúne prefeitos, gestores, servidores e especialistas. Durante evento, será entregue título de Prefeito Inovador 2024

Canela sedia, pela primeira vez, o Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes do Rio Grande do Sul. A serra gaúcha será palco para tratar de inovação e modernização dos municípios do estado nos dias 25 e 26 de abril, quando recebe o principal encontro de tecnologia para prefeituras do estado, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico.

Com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento, que será realizado no Tri Hotéis, vai reunir prefeitos, gestores e servidores de todo o Estado para dialogar sobre inovações e soluções que visam melhorar o atendimento à população e desenvolver as cidades. “O momento exige, cada vez, o uso estratégico da tecnologia em todos os setores, que impacte em uma melhor oferta dos serviços públicos e na qualidade de vida do cidadão. A proposta do Congresso é facilitar o acesso das Prefeituras a informações e a diversas soluções inovadoras disponíveis”, afirma o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/rcd.

O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, também destacou a importância do evento que terá como pauta a inovação com foco no crescimento socioeconômico das localidades.  “Esperamos todos os prefeitos e gestores em Canela para que possam conhecer tecnologias que impactam positivamente a vida dos nossos municípios, que favorecem a gestão pública e que fazem a diferença na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Orsi.

Um dos temas de destaque do evento será o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de 2024, em painel de discussão conduzido pela Famurs. Modelos adotados nos municípios de Canela, Cachoeira do Sul, Erechim, Gravataí e Passo Fundo são alguns dos cases de sucesso confirmados, além das políticas públicas de fomento à inovação desenvolvidas pelo Governo do Estado que serão apresentadas pelo secretário Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Raphael Machado Ayub.

Os gestores municipais também terão acesso às soluções desenvolvidas pela System, Binär Tech, Evolution Tecnologia Funerária, Sistema Traz Valor, VoxCity Tecnologia, Frotus Sistemas, GRAPHO Software, Portal de Compras Públicas e Póstero.

O secretário municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, ressaltou a importância de o município sediar o Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes. "Será uma excelente oportunidade de networking e trocas de informações e experiências entre os municípios. Todos os prefeitos, secretários, vereadores que puderem fazer parte desse evento estejam convidados. Será um momento marcante para o debate, de reflexão para a construção de cidades conectadas, eficientes e sustentáveis”, disse. 

Prefeitos Inovadores

Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Além da Famurs, o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio do Tri Hotéis e das Associações de Municípios Amesne, Amau, Amvag, Ampara, Amunor, Amufron e Ampla.

 

Serviço

4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

25 e 26 de abril

Local: Tri Hotéis, em Canela – RS

Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812

 

Informações da notícia

Data de publicação: 09/04/2024

Créditos: Comunicação Social Famurs / Rede Cidade Digital