Instituições traçam estratégias para ampliação de parcerias com prefeituras gaúchas

Ampliar conexões e oferecer o apoio técnico necessário aos municípios gaúchos é o principal objetivo da união celada, entre a Federação das Associações Municipais do RS – Famurs e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, durante a reunião desta sexta-feira (15), na sede da Famurs, em Porto Alegre. O momento contou com as presenças do coordenador-geral da Famurs, professor Nado Teixeira e da coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Ana Paula Ziulkoski, juntamente com o superintendente do BRDE no RS, Maurício Mocelin e o assessor da Diretor de Planejamento do banco, Rafael Passos.

Entre as possibilidades na área de financiamento aos municípios está à disposição principalmente o ‘Cidades Digitais’ que envolve a utilização de tecnologia para facilitar a vida do cidadão e modernizar a gestão pública. Isso é feito através da disponibilização de aplicativos e acesso a serviços públicos online, o que simplifica a realização de solicitações e traz mais rapidez aos serviços em diversos setores, como saúde, educação e segurança. Outra opção é através do programa ‘Município Forte é BRDE’, o qual o banco já financiou em 2023 cerca de R$ 98 milhões destinados a projetos para os municípios gaúchos, contemplando as áreas de iluminação pública, saneamento, urbanização viária e geração de energia com placas solares.

Além da possibilidade de parcerias entre banco e municípios ainda em 2024, o encontro busca estabelecer, através de definições e novas estratégias de atuação conjunta, uma nova dinâmica a partir de 2025, quando iniciam os novos mandatos municipais. Segundo a Coordenadora Jurídica da Famurs, Ana Paula, destaca que foi aproveitada a oportunidade pela Famurs de reforçar com o Banco a possibilidade de atualização da Cartilha, a qual instruí os municípios no sentido de parcerias entre prefeituras e o banco para financiamento. Será dado o devido encaminhamento e após divulgado o material para às prefeituras como apoio.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/03/2024

Créditos: Aminie Pinheiro Jardim Cardoso Silveira - MTB 1567

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti