Gestores do RS irão se reunir nos dias 23 e 24 de abril para discutir sobre a educação como estratégia de desenvolvimento municipal e regional

Com objetivo de transformar os espaços urbanos em ambientes intencionalmente educadores e mobilizar diferentes setores da sociedade para fazer das cidades ambientes mais humanos, inovadores e democráticos, a Famurs vai promover o 2º Fórum Gaúcho de Cidades Educadoras. O evento acontece em Canela, nos dias 23 e 24 de abril, no Cidica, reunindo gestores de todo o RS para discutir sobre a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional.

A segunda edição do encontro vai trazer, já na abertura da conferência, a discussão sobre a educação transcender a escola e se espalhar em demais espaços da cidade, trazendo para discussão o conceito e princípios de uma cidade educadora. O tema será abordado em painel que será realizado, às 19h, pela secretária de Educação de Curitiba e coordenadora de Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), Maria Sílvia Bacila, e contará com a mediação da coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert.

Na quarta-feira (24/04), o evento retorna pela manhã trazendo a trajetória dos municípios que vivenciam esta experiência. Participam do painel representantes dos municípios de Santiago, Carazinho e Fagundes Varela. Já à tarde, um painel apresentado pelo gestor executivo das Cidades Educadoras no Brasil, Nelson Bucker, vai explicar o passo a passo para inserção dos municípios na Associação Internacional das Cidades Educadoras e outros movimentos. O evento encerra com uma discussão sobre a educação na perspectiva da inovação e da tecnologia, abordando aspectos de desenvolvimento local e regional, com a participação do coordenador-geral da Famurs, Professor Nado Teixeira.

“Queremos promover, com mais este encontro, a ampliação do debate e entendimento do que é, de fato, uma cidade educadora, conceito que vai muito além da educação em si. É uma rede articulada que pensa e trabalha em prol de políticas públicas que impactam no desenvolvimento social e humano, e na qualidade de vida de todos”, ressalta o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

São convidados para o 2º Fórum Cidades Educadoras prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, lideranças da comunidade, estudantes, secretários municipais e demais interessados no tema. As inscrições para o evento já estão disponíveis em bit.ly/2forumcidadeseducadoras.

O evento conta com o patrocínio de Banrisul, GovBR e Aprende Brasil, além do apoio institucional do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).

 

Serviço

2º Fórum Gaúcho de Cidades Educadoras

Quando: 23 e 24 de abril de 2024

Onde: Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Rua São Francisco, 99 – Canela)

Público-alvo: prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, lideranças da comunidade, estudantes, secretários municipais e demais interessados no tema

Inscrições e programação: bit.ly/2forumcidadeseducadoras.

Informações da notícia

Data de publicação: 02/04/2024

Créditos: Ellen Renner