RS deve colher cerca de 22 milhões de toneladas de soja nesta safra.

O Presidente da Federação das Associações de Municípios do RS, Luciano Orsi, esteve na manhã desta segunda-feira (25/3) em Tupanciretã, município pertencente a Região da Amcentro, que faz divisa com São Miguel das Missões, Capão do Cipó e Jóia ao norte; Jari, Quevedos e Júlio de Castilhos ao sul; Santiago a oeste, Cruz Alta e Boa Vista do Incra ao leste; e Boa Vista do Cadeado a nordeste. O objetivo da passagem de Orsi pelo interior foi marcar presença e participar da 15ª Abertura Oficial da Colheita da Soja no Rio Grande do Sul. O evento teve início às 10h, na Agropecuária Richter.  

–  A Abertura da Colheita da Soja do RS já é um evento tradicional do município de Tupanciretã, que é o maior município produtor do grão no Estado. Sabemos que a soja é a cultura que mais gera riqueza para o RS, gera emprego dentro da cadeia produtiva, ela é a principal cultura agrícola em 426 municípios gaúchos. Logo, é fundamental para o desenvolvimento do RS. Por isso, a importância do apoio dos governos Federal e Estadual junto aos municípios produtores, entendendo as demandas do setor e buscando viabilizar encaminhamentos e soluções, ressaltou o presidente da Famurs.

O evento é um ato importante para os produtores agrícolas que chamam a atenção das autoridades, entidades de classe do setor primário e empresas do ramo acerca dos desafios do setor agrícola, como: o descompasso com o custo de produção em comparação ao preço atual da saca da soja, financiamentos com altas taxas de juros para custeio do plantio e, os efeitos das mudanças climáticas seja a estiagem e, ou até o excesso de chuvas, que são partes responsáveis pelos danos causados no agronegócio.

Segundo o que os dados da Emater/Ascar-RS apontam, haverá nesta safra um incremento de 77% em relação à safra passada, graças ao clima favorável ao plantio, que deve resultar em R$ 22,2 milhões de toneladas de soja. Na safra 2023/2024, são 426 municípios com cultivo do grão em uma área de cerca de 6,6 milhões de hectares. A safra 23/24 marca a retomada do Estado ao posto de segundo maior produtor do grão do País, após dois ciclos seguidos de fortes mudanças climáticas.

Serviço

O quê: Abertura Oficial da Colheita da Soja no RS

Quando: Segunda-feira (25/3), 10h

Onde: Agropecuária Richter, Santa Luzia, no município de Tupanciretã

Informações da notícia

Data de publicação: 25/03/2024

Créditos: Aminie Pinheiro Jardim Cardoso Silveira - MTB 1567

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti